Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de setembro de 2011

CHUVAS EM SANTA CATARINA - POR RACIEL G. JÚNIOR DA REDE ARCA DE NOÉ

Emergência. Em Blumenau pelo menos 122 ruas ficaram alagadas e houve deslizamentos em vários bairros - foto Júlio Castro AE


Raciel G. Junior

Boletim das chuvas em Santa Catarina, 5 horas

A Secretaria da Defesa Civil de Santa Catarina continua monitorando a situação das chuvas que atingem o Estado. Conforme o boletim das 5 horas, desta sexta-feira (9), os números são:

60 municípios impactados; 14 em Situação de Emergência; 20.945 desalojados;
1.623 desabrigados;
558.772 afetados.

Acompanhe a situação dos municípios:

Gaspar: 2.536 desalojados, 559 desabrigados e 58.869 afetados.

Blumenau: 15.000 desalojados e 280.000 afetados pelas enchentes.

Caçador: segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Regional, 40 famílias deixaram suas casas. A Defesa Civil pede a doação de alimentos, água, leite, roupas de cama e roupas para crianças. Os donativos devem ser entregues no ginásio do bairro Berger.

José Boiteux: ocorreram vários deslizamentos, que bloquearam os acessos às comunidades. Com a queda de pontes, famílias ficaram isoladas. No município, 1.500 pessoas afetadas.

Canelinha: ficaram desalojadas 21 pessoas e 100 afetadas no total. Os serviços de água e transporte ficaram prejudicados.

Santo Amaro da Imperatriz: a ponte provisória que leva ao Centro do município ficou interditada. Na Rua Frei Dalvino Munareto, um escorregamento comprometeu oito famílias. São 2.000 pessoas afetadas.

Agronômica: ficaram desalojadas 430 pessoas, 80 desabrigadas e mais de 4.000 afetadas. As aulas foram suspensas.

Calmon: toda a área urbana e rural foi impactada por vendaval. Foram 1.100 pessoas afetadas.

Correia Pinto: os alagamentos atingiram 70 residências em bairros como Centro, Pereira Alves, Planalto, São João, São Pedro. Foram 120 desalojadas e 200 desabrigadas.

Brusque: as fortes chuvas deixaram 100.000 pessoas afetadas. As águas do rio inundaram ruas e moradias ribeirinhas. Há pontos interditadas.

Lebon Régis: com as chuvas ocorreram alagamentos, estradas interrompidas, pontes destruídas e erosão em lavouras. Foram afetadas 6.400 pessoas.

Navegantes: a enxurrada atingiu 20.000 pessoas, 200 desalojados e 5.000 residências danificadas.

Bocaina do Sul: foram 1.800 afetados em 15 localidades do município. Na Serra Dois Irmãos a comunidade ficou isolada.

Joinville: registrou alagamentos nos bairros Morro do Meio, Nova Brasília e Ulysses Guimarães; e deslizamentos nos bairros: Aventureiro, Bom Retiro, Iririú, Fátima, Itaúm, Jarivatuba, Petrópolis e Boehmerwald. Foram afetadas 2.300 pessoas e 84 desalojadas.

Otacília Costa: 605 desalojados, 221 desabrigados e 2.187 afetados no total. A enchente danificou 126 residências.

Santa Rosa de Lima: a enxurrada afetou 1.600 pessoas.

Botuverá: 16 pessoas desalojadas devido às inundações.

Rio dos Cedros: mais de 10 mil pessoas afetadas, 101 desalojadas e 59 desabrigadas. A enxurrada danificou 153 residências.

Leoberto Leal: quase 4.000 afetados pelas enxurradas. Problemas de deslizamentos e de estradas e pontes prejudicadas.

Rio do Campo: precipitações hídricas muito elevadas, atingindo 120mm em 24 horas. Cerca de 2,5 mil pessoas foram afetadas.

Indaial: precipitação causou enchentes, alagamentos e deslizamentos, ocorrendo transbordamento dos rios Itajaí-Açu e Benedito. Cerca de 400 pessoas foram afetadas e 60 deslocadas.

Angelina: mais de 800 pessoas foram afetadas pelas enxurradas no município.

Penha: forte enxurrada e vendaval, com escorregamento de terra. Houve transbordamento do rio Iriri, desalojando seis pessoas, deslocando 90 e afetando 690.

Águas Mornas: enxurradas e inundações bruscas, com queda de barreiras em cinco bairros. 850 pessoas foram afetadas.

Ascurra: enchentes de grandes proporções, com queda de barreiras, isolamento de bairros, pontes e prédios danificados. 850 pessoas estão afetadas, 112 desalojadas, 420 desabrigadas e duas levemente feridas.

Ilhota: grande quantidade de chuvas causou enxurradas e inundações por todo o município, deixando 5,2 mil pessoas afetadas, 291 desalojadas e 71 desabrigadas.

Florianópolis: chuvas concentradas nas últimas 48h deixaram 1,8 mil pessoas afetadas e 426 desalojadas.

Timbó: a grande quantidade de chuva provocou enchentes e deslizamentos de terra, que deixaram 245 afetadas.

Ituporanga: chuvas causaram enchentes em grande parte do município, afetando 9,5 mil pessoas e desalojando 430.

Rio das Antas: as fortes rajadas de vento e as chuvas ocasionaram grande volume de alagamentos e deslizamentos, afetando 220 pessoas.

São José: precipitação transbordou rios e córregos, alagando diversas regiões do município. 650 pessoas foram afetadas.

Pouso Redondo: chuvas intensas causaram elevações dos caudais, afetando 65 pessoas.

Braço do Trombudo: as chuvas em grande quantidade deixaram o município sem acesso, afetando 3,5 mil pessoas.

Witmarsum: tempestade seguida de chuva torrencial prolongada com trovoadas e descargas elétricas, afetando 450 pessoas e desalojando 120.

Rio Rufino: mais de 1,2 mil pessoas ficaram afetadas pelas fortes chuvas, provocando enchentes e alagamentos nas áreas urbana e rural do município.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, Te. (48) 8843.3695.

Fonte: Site da Secretaria de Estado de Defesa Civil

Adicionado por edson geraldo silveira em 9 setembro 2011 às 14:49

Raciel G. JuniorBarragem em Ituporanga




Foto de @dimasnilo no Twitpic em September 9, 2011
Adicionado por Raciel G. Junior em 9 setembro 2011 às 14:37

Exército brasileiro cooderna logística de doação e distribuição no Centroenventos de Itajaí. Por favor NÃO doem roupas, isso é uma determinação da Prefeitura de Itajaí... no momento o essencial é água, alimentos não perecíveis, colchões e quem puder... roupas de cama. Caso seja necessário a doação de roupas, a Prefeitura avisará.

Horários de picos da maré as 13:00 e 01:00 da manhã... Atenção!! 
Parabéns a todos que contribuem para uma Desefa Civil mais organizada em nossa região... minimizando os impactos deste evento.

Chuva prejudica 489 mil pessoas em Santa Catarina

Rio Itajaí-Açu inundou Blumenau e cidades do Alto Vale estão em alerta; ontem, universidades e escolas suspenderam as aulas

09 de setembro de 2011

Júlio Castro - O Estado de S.Paulo
ESPECIAL PARA O ESTADO
BLUMENAU

O Rio Itajaí-Açu invadiu as ruas da cidade de Blumenau e as cidades do Alto Vale catarinense estão em alerta. As Defesas Civis dos municípios apelam para que as famílias abandonem as casas. Se as chuvas continuarem nas próximas horas, o rio poderá atingir um nível 12 metros fora do seu leito, ampliando a inundação e se tornando uma das maiores enchentes das últimas duas décadas no Estado.
A Defesa Civil de Itajaí, no litoral de Santa Catarina, deu o alerta à população de que os estragos com a enchente poderão ser maiores que os registrados na catástrofe de 2008, quando mais de 130 pessoas morreram, a maioria atingida por deslizamento de terra.
Segundo a Defesa Civil do Estado, cerca de 489 mil pessoas já foram afetadas pelas chuvas e 14 cidades estão em situação de emergência. Em Rio do Sul, inundações e deslizamentos de terra em diversos bairros e a expectativa de que o rio chegasse ao nível de até 12 metros acima do normal obrigaram o prefeito Milton Hobus a assinar o decreto de calamidade pública. A previsão era de que o rio chegasse a 14 metros às 5h de hoje.
Ontem, universidades e escolas suspenderam as aulas. A maior preocupação das autoridades das 46 cidades é sobre a possibilidade de transbordo em barragens, principalmente na região do vale. Algumas tiveram suas comportas abertas, o que aumenta o volume de água nos rios.
Blumenau. Uma das cidades em situação de emergência é Blumenau. Até o fim da tarde de ontem, pelo menos 122 ruas da cidade tiveram alagamentos e deslizamentos de terra em 16 bairros, além de queda de barreiras. O Rio Itajaí, que corta a cidade, alcançou o nível de 11,5 metros acima do normal.
A determinação das autoridades é para que a população abandone urgentemente as residências situadas em áreas de risco, estoque alimentos e água e procure abrigos oferecidos pela prefeitura.
Em 72 horas, o índice pluviométrico da cidade foi de 187 milímetros, o que supera o normal para o mês (160 milímetros). Entre as cidades com volume de chuva acima do normal também estão Campos Novos (195 mm), Florianópolis (180 mm), Joinville (172 mm) e Indaial (168 mm).
De helicóptero, o governador Raimundo Colombo sobrevoou Blumenau. "O quadro realmente é negativo e o Estado vai dispor toda a sua estrutura para ajudar tanto Blumenau quanto as outras cidades", disse o governador, que também esteve em Rio do Sul. Fonte: O ESTADÃO
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br