Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de março de 2012

EMPRESÁRIOS QUEREM PARTILHAR VERBA DA COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA

Indústria quer ter acesso ao dinheiro da cobrança pelo uso dos recursos hídricos

Foto: José Paulo Lacerda. CNI.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Nacional de Águas (ANA) acabam de assinar o acordo que prevê o estudo de mecanismos que garantam o acesso das empresas aos recursos da cobrança pelo uso da água. O documento foi assinado, em Brasília, pelos presidentes do Conselho Temático de Meio Ambiente da CNI, Olavo Machado, e da ANA, Vicente Andreu Guillo.

A cobrança pelo uso da água foi criada em 1997 pela Política Nacional de Recursos Hídricos. É paga pelos usuários de recursos hídricos, entre os quais as indústrias, e os valores variam conforme a região, porque são propostos pelos comitês de bacia hidrográfica e aprovados pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

De 2003 a 2011, a receita com a cobrança pelo uso da água nas bacias hidrográficas de Piracicaba, Capivari e Jundiaí, do Paraíba do Sul e do São Francisco, alcançou cerca de R$ 209 milhões. Desse total, aproximadamente 30%, ou R$ 63 milhões, foram arrecadados pela indústria. Os empresários querem ter acesso ao dinheiro para investir na compra de equipamentos e em processos de produção que permitam o uso mais eficiente da água.

Segundo o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, a indústria é responsável por 17% do volume de água retirada da natureza no país e por 7% do consumo de recursos hídricos. Para o presidente da ANA, as regras da cobrança não devem mudar.

O presidente da ANA defende que o setor industrial tenha acesso a uma parte dos recursos arrecadados. “Não dá para imaginar um condomínio em que alguém paga e não tem acesso aos benefícios”, argumentou Guillo, durante reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente da CNI.

Fonte: CNI. - Revista Aguaonline

Comentário do Leitor
"É inacreditável.
E a ANA está de acordo?
A indústria tem de se virar sozinha. Utilizar a água de maneira correta, em circuitos fechados, reciclando-a, etc. Dessa forma diminuiriam o consumo e obviamente pagariam menos. O dinheiro arrecadado deveria (deverá) ser usado em benefício direto das bacias arrecadadoras". 
Sálvio 


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br