Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de setembro de 2008

CICLO DAS CHUVAS NA FLORESTA AMAZÔNICA É TEMA DO ENEM


Redação e prova do Enem destacam meio ambiente
01/09/08

A décima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve mais uma vez o meio ambiente como tema da redação e de muitas das 63 questões. Os cerca de 4 milhões de estudantes que fizeram a prova ontem tiveram de dissertar sobre o desmatamento na Amazônia, escolhendo entre três medidas sugeridas para interferência no ciclo de chuvas na floresta. Desde 1998, quando o exame foi criado, a área ambiental já apareceu outras sete vezes na redação.

Podem participar do Enem estudantes que terminam o ensino médio em 2008 ou que já concluíram em anos anteriores. A prova, apenas com questões de múltipla escolha, foi realizada em 1.418 municípios. Segundo a professora do Curso Objetivo Elizabeth de Melo Massaranduba, a redação foi difícil. "O tema exigia que o estudante estivesse muito bem informado sobre o assunto. Isso elevou o nível de exigência. Nos outros anos, tinha apenas de ler um texto e se posicionar sobre o assunto."

O coordenador do Curso Etapa, Edmilson Motta, classificou a prova como cansativa por causa dos textos longos, cheios de gráficos e tabelas. "Dificilmente um estudante da rede pública conseguiu acertar 50% das questões", completa o coordenador do Cursinho da Poli, Edson Futema. Segundo ele, muitos dos conteúdos da prova não são abordados nas escolas da rede estadual, que também não estimulam a leitura.

O Enem é um exame voluntário, mas bate recordes de inscrições desde a sua criação. Isso porque sua nota atualmente é aproveitada em centenas de vestibulares do País - em São Paulo, ele adiciona pontos ao candidato nos exames das três universidades públicas. Além disso, a nota no Enem é essencial para que o estudante participe do Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal, que dá bolsas em faculdades privadas para alunos de escolas públicas.
O Ministério da Educação (MEC) também passou a divulgar as notas do Enem por escola, aumentando a concorrência entre instituições particulares que lutam para ficar no topo do ranking. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
SERÁ QUE NOSSOS EDUCANDOS ESTÃO PREPARADOS PARA FALAR SOBRE ESSE TEMA? COMO ESTÃO OS CONHECIMENTOS DO SEUS ALUNOS SOBRE O MEIO AMBIENTE E O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA? VOCÊ COMO EDUCADOR SE SENTE CONFORTÁVEL EM AFIRMAR QUE DOMINA O ASSUNTO?
O MESMO TEMA JÁ APARECEU OUTRAS SETE VEZES NOS EXAMES DO ENEM DESDE QUANDO FOI CRIADO, EM 1998...
NÃO ESTÁ NA HORA DE TRABALHARMOS MAIS O ASSUNTO EM NOSSAS SALAS DE AULAS?
(“para fins de direitos autorais de imagem declaro que a foto usada acima não é de minha autoria e que o autor não foi identificado”. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br