Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de fevereiro de 2009

COURO DE PEIXES DOS RIOS AMAZÔNICOS SERÃO MELHOR APROVEITADOS


Couro de peixes amazônicos ainda é recurso mal aproveitado

Bolsas de tambaqui, botas de tucunaré, carteiras de aruanã. Não é apenas nas mesas dos restaurantes que os peixes amazônicos têm potencial de sucesso. O couro desses animais tem características muito parecidas ao couro de boi, e pode ser utilizado para fabricar peças de vestuário.

“Resistência, ele tem tanta ou mais do que o couro de boi. Dá pra fazer roupa, sapato, cinto, carteira”, explica José Rebello, especialista que trabalha no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, desenvolvendo técnicas para curtir couro de peixe.

Segundo Rebello, já há muita procura pelo material, mas a produção ainda é insuficiente para abastecer o mercado. “O couro de peixe está na classe dos couros exóticos, como o jacaré, avestruz e a ema. (Os compradores) querem quantidades consideráveis, para poder manter um ritmo de produção”, afirma.

Em Belém, a grife Fora D'Água já tem boa parte de suas botas e bolsas fabricadas com peles de pescada. A matéria-prima é adquirida de lojas do Ver-o-Peso, tradicional mercado da cidade. “A pele seria jogada no rio ou no lixo.”, conta Marta Beatriz, proprietária da marca. Em Manaus, Rebello estima que sejam desperdiçadas cerca de 10 toneladas de peles por mês.

Curtume especializado - Para estimular o uso e evitar o desperdício do couro dos peixes amazônicos, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) está apoiando a criação do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia de Couro de Peixe, que deve ficar pronto até o final do ano.

A idéia é que nesse local seja possível desenvolver técnicas de processamento das peles em escala industrial. “Cada tipo de peixe tem um procedimento”, conta Rebello, que trabalha com curtume de peixes há 15 anos. De acordo com ele, os peixes que dão o melhor tipo de couro são o tambaqui, tucunaré e aruanã. “Também há os de pele lisa, como pirarara, surubim e caparari, que têm desenhos diferentes. Isso dá a beleza e chama a atenção.”

Marta Beatriz, que viaja pelo mundo divulgando o produto, garante que o couro não tem cheiro de peixe. “Fica com cheiro de couro, mesmo. Quando as crianças pegam, a primeira coisa que fazem é cheirar”, conta. (Fonte: Iberê Thenório/ Globo Amazônia/Ambiente Brasil)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

7 comentários:

  1. por favor gostaria de saber como faço p/ curtir a pele do peixe,obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Experimente colocar no buscador "Google" a pergunta: "Como curtir couro de peixe"
    Encontrei pelos menos 59.200 paginas sobre o assunto.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia meu nome é willian, estou iniciando um pequrno negocio de cintos de loma, trabalho sozinho neste negocio, quero saber como faço para saber os preços das peles e como fariamos para enviar aqui para SÃO PAULO, estive pesquisando este negocio a tempo e acho dependendo do preço que encontrei, muito obrigado, prefiro que voces enviem para meu e-mail de negosios as amostras e as tabelas de preços, ai esta wfilgueiras@mail.com ou wfilgueirasnunes@mail.com
    muito obrigado, aguardo sua resposta.
    Atenciosamente;
    Willian

    ResponderExcluir
  4. Prof. Jarmuth/SOSRiosBr27 janeiro, 2010 14:30

    Olá William,

    Tente fazer um contato com Iberê Thenório/ Globo Amazônia que poderá localizar pelo google ou pelo site da Globo.com
    Não dispomos dos endereço, pois apenas reproduzimos a matéria.
    Tente também buscar no Google empresas que comercializam peles de peixe e faça suas solicitações.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite.
    Gostaria de receber mostruario de peles de peixe pois tenho empresa de confecçao de bolsas e acessorios, e tenho interesse em compra de peles mas primeiro quero ver as cores e peças.
    Meu email e jarbasbio@yahoo.com.br
    Att
    Jarbas Simao

    ResponderExcluir
  6. Olá Jarbas,

    Entre no Globo Amazônia (fale conosco - http://www.globoamazonia.com/) e mande seu recado para o IBERÊ THENÓRIO, sobre o Centro de Desenvolvimento de Tecnologia de Couro de Peixe.
    Ele vai lhe dar o caminho das pedras.
    Sucesso!

    Prof. Jarmuth

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    gostaria de saber qual o custo do processo de curtimento para cada quilo de pele que será transformada em couro, e também, o custo da produção de bolsas com esse tipo de matéria prima.

    desde já, Obrigada.

    att.
    Thais Quaresma

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br