Projeto Ambiental ARROIO ARAÇÁ: NOSSO RIO GURI
Objetivo: Divulgar a importância sociocultural e ecológica do Arroio Araçá realizando um trabalho transdisciplinar com a escolas com apoio da comunidade, das Secretarias Municipais, incentivando a população para participação nos programas e políticas públicas, visando o cuidado e preservação do meio ambiente na busca da sustentabilidade.
Para contatar ou ver as fotos do movimento acessar:
1.1.1 Endereço eletrônico
arroioaraca@terra.com.br
1.1.2 fotos no PICASA
http://picasaweb.google.com/arroioaracacanoas%20
1.1.3 Site do apoiador CEUCAB/RS Unidade Canoas
http://www.ceucabrscanoas.com.br/documents/blog_1.php%20
1.1.4 Site do apoiador Araucária - ONG
http://www.opaaraucaria.org.br/
1.1.5 comunidades no orkut:
Arroio Araçá 'preciso de amigos' - fotos e mensagens
Arroio Araçá: Nosso Rio Guri - fórum e eventos
Cidade onde é desenvolvida a iniciativa:
Canoas/RS
O Arroio Araçá atravessa a cidade de Canoas cruzando a BR116 e a linha do Trensurb. A cerca de 600 metros de sua foz é captada a água para ser tratada pela CORSAN.
CARACTERÍSTICAS
População: 329.175 habitantes
Expectativa de vida: 71,4 anos
Taxa de analfabetismo: 4,36%
Mortalidade infantil: 12,67 por mil nascidos vivos
Possui o segundo maior PIB do estado e é a segunda em retorno de ICMS.
Canoas, de acordo com a Fundação de Economia e Estatística do RS, possui a terceira melhor qualidade de vida do Rio Grande do Sul. Devido ao grande número de indústrias, entre elas a Refap, Agco, Springer Carrier, entre outras, possui um alto nível de desenvolvimento e geração de renda.
Outro destaque é o acesso à educação, sendo que na cidade existem três grandes universidades: Ulbra, Unilasalle e Uniritter. Contudo, mesmo com o crescimento, existe no município uma grande desigualdade social, decorrente da falta de empregos de boa parte da população, principalmente a mais carente que, por visualizar melhores perspectivas de vida, migra de outras cidades para o município.
Canoas está localizada no ponto final de duas bacias hidrográficas: dos rios Gravataí e Sinos, e ambos têm sido notícia freqüente nos últimos tempos pela poluição e contaminação. Tendo uma importante participação no ecossistema da região, os rios que circundam Canoas recebem a contribuição das águas dos arroios que fazem divisas com os municípios vizinhos. Ainda há o arroio Araçá que é totalmente canoense, nasce na Fazenda Guajuviras e atravessa a cidade, desembocando no Arroio das Garças.
Qual a função e a importância dos arroios?
Eles que passam por entre as cidades e estão diretamente ligados ao dia-a-dia das populações, que muitas vezes não sabem que deles dependem. Em reportagem de 0utubro de 2006 no jornal da cidade (Diário de Canoas – Geral, pg.20) verifica-se que estudos do Projeto Monalisa (plano estadual de mobilização para o cuidado com as águas que restam) denunciam descaso com os arroios. Eles, que são as artérias produtoras de águas que contribuem para a formação dos rios, têm ficado em último plano de atenção, pois o impacto dos resultados da poluição e da contaminação tem se mostrado a partir de onde desembocam.
A bacia hidrográfica do Arroio Araçá originalmente abarcava cerca de 10% da região de Canoas. Fala-se originalmente porque, com o processo de urbanização, o arroio Araçá veio sofrendo vários impactos. O aterro nos terrenos alagadiços em seu entorno para composição de loteamentos, a alteração de seu percurso e canalização em alguns trechos, vem reduzindo a produção e vazão da água.
Além disso, ao longo de sua bacia foram sendo construídos cemitérios, hospital, postos de combustíveis, postos de lavagem, oficinas de pintura, áreas de cultura hortigranjeira e etc., cujo risco da falta de gerenciamento ecologicamente seguro pode acarretar em alta contaminação. Ele ainda recebe contribuição de esgoto, pois Canoas possui rede mista (pluvial e cloacal), quando o ideal seria receber somente as águas da chuva por rede pluvial, separada da rede de esgoto.
Com o investimento do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento serão implantadas novas redes e ramais de esgotos e espera-se que este problema comece a ser revertido. Em várias partes, ao longo do Araçá, também, encontramos invasão e construções irregulares que não obedecem aos limites legais de 30 metros a partir de sua margem, despejando seu esgoto doméstico e dejetos diretamente nas águas.
Nos novos loteamentos podemos observar o depósito de restos de materiais de construção na margem e dentro deste arroio, poluindo e destruindo inclusive a mata ciliar que resta. Com o mau cheiro e triste visual a população tem acreditado que o Araçá é um ‘valão’ que o setor público deve fechar. Se tratarmos assim todos os arroios, em alguns anos, teremos, também, que canalizar os rios. A água deste arroio também chega em nossas torneiras, pois um dos pontos de bombeamento e coleta (ETA – Estação de Tratamento de Água) fica a cerca de 500 metros de onde desemboca o Araçá.
Em 2005 iniciou-se um movimento no Residencial Hércules, Bairro Estância Velha, para conhecimento e defesa deste manancial que culminou no que, hoje, é o Projeto Ambiental Arroio Araçá: Nosso Rio Guri, inspirado na poesia ‘Arroios’ de Mario Quintana.
E às vezes vão às belas morenas,
que se debruçam sobre eles nos matos
Às vezes uma asa branca roça-os,
Que pena me dão os arroios,
Fonte: Profª Maria Inês Pacheco - Articuladora do Projeto
Boa Tarde!
ResponderExcluirEu gostaria de saber se onde havia uma fonte de água,um arroio, pode ser aterrado. Pois aqui no bairro Estância Velha em Canoas isto esta acontecendo a máquina trabalha direto com a finalidade de tampar o mesmo. Este fica localizado atrás do condominio do Colégio Planalto Canoense. Este fica dentro de uma antiga fazenda.
Desde já agradeço ha informação e se puderem fazer alguma coisa agradeço, pois hoje sou doente e não tenho saúde para brigar pelo mesmo.
Boa Tarde!
ResponderExcluirPara complementar o meu pedido informo que a vertente fica dentro da antiga fazenda da portuguesa, e já foi destruido tantos lugares, por aqui eu me lembro que quando criança meu pai nos trazia de carroça para tomar banho, agora tudo é asfalto e querem destruir essa vertente, tão perto de nós.
A denuncua é grave, mas fica dificil se o amigo não informar pelo menos seu nome e seu e-mail que podem ser enviados para prof.jarmuth@sosriosdobrasil.org
ResponderExcluirEnvie sua denuncia ao pessoal da Organização de Preservação Ambiental Araucária e do Projeto Arroi Araça solicitando a ajuda deles.
Sugiro visitar o site: http://www.opaaraucaria.org.br/ e fazer contato com os mesmos para que possa ajudá-los.