Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de maio de 2009

China reduz em 66% consumo de sacos plásticos poluentes


A China conseguiu reduzir em mais de 60% o consumo de sacos plásticos e, por consequência, a "poluição branca" que produzem, graças à decisão, tomada no ano passado, de cobrar por eles nos supermercados. Antes da redução, a cada ano, cerca de 60 bilhões de sacos plásticos eram consumidos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação de Cadeias Comerciais e Franquias da China, citada pelo jornal "South China Morning Post", nos quase 12 meses que esta medida está sendo aplicada, o consumo anual dos sacos plásticos caiu para cerca de 20 bilhões --uma queda de 40 bilhões de unidades.

Em 2006, os chineses consumiram cerca de 50 bilhões de sacos plásticos, e, em 2007, o número subiu para 60 bilhões.

Em junho de 2008, como uma das medidas prometidas pela China para estimular a proteção ambiental com vistas aos Jogos Olímpicos de Pequim, ordenou-se cobrar por estas bolsas em supermercados. As sacolas ultrafinas foram proibidas, em uma medida que obrigou a fechar a maior fábrica de sacos do país.

Os comerciantes podem ser multados em até US$ 1,4 mil derem bolsas plásticas gratuitamente. São eles que fixam os preços, que nunca podem ser inferiores ao custo (costumam ser centavos de iuane

Fonte: da Efe, Pequim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br