Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de maio de 2009

A IMPORTÂNCIA DO FLÚOR NA ÁGUA


Água da Prolagos agora tem Flúor

São Pedro da Aldeia (RJ) 18.05.09 –

A água distribuída pela Prolagos aos municípios de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo está recebendo a adição de flúor. A medida atende à Portaria 518, de 2004, do Ministério da Saúde, que estabelece os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e ao Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com o Ministério Público em dezembro de 2008.

Segundo o químico Alexandre Pontes, responsável pelo Departamento de Qualidade da Prolagos, no TAC assinado com o Ministério Público, ficou determinado que a concessionária teria até janeiro de 2010 para começar a adição de flúor na água.

- Conseguimos cumprir a determinação bem antes do prazo final, pois já tínhamos todo o projeto para a execução da medida pronto, só estávamos aguardando o parecer técnico dos órgãos fiscalizadores – destacou o químico.
Alexandre lembra que o Ministério da Saúde define que o limite máximo de flúor na água para consumo humano seja de 1,5 mg/litro.
- A água que chega à casa dos consumidores pelas tubulações da Prolagos está com a dosagem de flúor variando entre 0,6 a 0,8 mg/litro; totalmente de acordo com o nível de segurança estabelecido pelos agentes fiscalizadores – afirma Alexandre.

A Prolagos cumpre uma rotina mensal de controle da qualidade que inclui a realização de mais de quatro mil análises laboratoriais da água em diversas partes do sistema de abastecimento. As análises são efetuadas em laboratório externo e acompanhadas e controladas pela Prolagos. Os resultados são encaminhados aos órgãos de saúde pública, à Agência Reguladora (Agenersa) e também estão disponíveis para consulta pública nas lojas de atendimento da concessionária e no site da empresa: http://www.prolagos.com.br

A importância do Flúor na água

A cárie dental é considerada como um dos principais problemas odontológicos no Brasil e em diversas partes do mundo, podendo provocar a destruição dos dentes se não for tratado a tempo e de forma adequada. Durante muito tempo no País, este mal foi alvo de preocupação de especialistas, o que configurou em um problema público de saúde em décadas anteriores.

Por sua vez, após pesquisas realizadas por instituições internacionais de saúde e sendo utilizado na Odontologia por aproximadamente um século, foi constatado que o flúor é um elemento eficaz na proteção dos dentes contra a cárie. Nas análises, foi comprovado que com o aumento do nível de flúor em amostras matam as bactérias que provocam a cárie e há um fortalecimento nos dentes e diminuição da presença de microorganismos bucais.

A Lagoa de Juturnaíba é o principal manancial utilizado pela Prolagos para abastecer as cidades de Iguaba, São Pedro, Cabo Frio, Búzios e Arraial.
A adição de Flúor acontece na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Juturnaíba e na ETA Tamoios.

Juliana Latosinski Assessora de Comunicação
FSB COMUNICAÇÕES PROLAGOS
ascom@prolagos.com.br
Tel.: + 55 22 2621.5035
Cel.: + 55 22 9967-0015
Website: http://www.prolagos.com.br

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. o brasil esta de maos atadas perante os governos imperalistas sendo obrigado a envenenar seu povo com fluoreto na agua,isto é repugnante,povo brasileiro procurem informaçoes sobre o fluor na agua,um povo esclarecido nao é um povo enganado.

    ResponderExcluir
  2. Em 1995, o neurotoxicologista e ex-diretor de Toxicologia no Centro Dentário Forsyth, em Boston, o Dr. Phyllis Mullenix, publicou uma pesquisa que mostrava o flúor acumulado no cérebro de animais quando expostos a níveis moderados. Ocorreram danos no cérebro e os padrões de comportamento dos animais foram afetados adversamente. Os filhotes que nasceram das fêmeas grávidas que receberam doses relativamente baixas de flúor mostravam efeitos permanentes no cérebro que eram vistos como hiperatividade (como os sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção). Os animais jovens e adultos que receberam o flúor experimentavam o efeito oposto — hipoatividade e falta de ânimo. Os efeitos tóxicos do flúor no sistema nervoso central foram subsequentemente confirmados por pesquisa classificada (secreta) do governo. Dois novos estudos epidemiológicos que tendem a confirmar os efeitos neurotóxicos do flúor sobre o cérebro mostraram que as crianças expostas a níveis elevados de flúor têm um QI mais baixo.

    fonte: http://www.holisticmed.com/fluoride/

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br