Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de maio de 2009

SANTOS É A QUARTA CIDADE DO BRASIL EM SANEAMENTO BÁSICO


Cidade fica em quarto lugar no ranking do saneamento

Publicado por De A Tribuna On-line - 19/05/2009

Santos está em quarto lugar no ranking do saneamento no Brasil, de acordo com estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, que avalia os serviços de água, coleta e tratamento de esgoto em 79 cidades com mais de 300 mil habitantes.

A posição do Município, segundo o levantamento, melhorou significativamente desde 2003, quando a pesquisa começou a ser realizada. A análise, divulgada na última sexta-feira, diz respeito ao ano de 2007.

Santos estava em 34° lugar em 2003 e no ano seguinte passou para o 40°. Já em 2005 o posicionamento subiu para 11°, e em 2006 chegou ao 5°, melhorando ainda mais a sua colocação em 2007, ao ser classificada como a quarta cidade do país com melhores condições de saneamento.

Para o presidente do Instituto Trata Brasil, Raul Pinho, "o caso de Santos demonstra que houve uma associação de interesses da Administração Municipal com a operadora. Por estar numa região de turismo, o litoral paulista recebeu investimentos necessários à recuperação da balneabilidade das praias, que resultaram em avanços decorrentes de um esforço conjunto".

Ainda segundo ele, em Santos, além do tratamento do esgoto, existe a preocupação com o porto: "Isso reforça a necessidade de o administrador municipal estar engajado na prioridade da eficiência do serviço de saneamento. São questões que o operador não resolve sozinho, é preciso um trabalho conjunto, que envolve a população, a qual deve se preocupar e cobrar resultados. Estimular tal envolvimento é o objetivo do Instituto".

Indicadores

Entre os indicadores que levaram Santos à boa classificação no ranking, destaque para a universalização no atendimento de água, o que demonstra que 100% da população tem acesso ao serviço.

O total de esgoto coletado chega a 99%, enquanto o percentual de esgoto tratado por água consumida chega a 75%, mais que o dobro da média das demais cidades pesquisadas, que é de apenas 36%. A base de informações do levantamento do Trata Brasil foi o SNIS (Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento), do Ministério das Cidades. Fonte: Jornal A Tribuna
*
Instituto Trata Brasil divulga ranking do saneamento com avaliação dos serviços nas 79 maiores cidades do País
*
As 10 melhores cidades em coleta e tratamento de esgoto.
Avaliação dos serviços nas 79 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes:

1º lugar: FRANCA (SP)

2º lugar: UBERLÂNDIA (MG)

3º lugar: SOROCABA (SP)

4º lugar: SANTOS (SP)

5º lugar: JUNDIAÍ (SP)

6º lugar: NITERÓI (RJ)

7º lugar: MARINGÁ (PR)

8º lugar: SANTO ANDRÉ (SP)

9º lugar: MOGI DAS CRUZES (SP)

10º lugar: PIRACICABA (SP)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br