Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de maio de 2009

CRIADO O FUNDO PERMANENTE DE DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA IRRIGADA - (DF)

Uso racional da água é tema de debate em Brasília

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Foi realizado nos dias 19 e 20 na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Seminário Nacional – Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável.

O evento teve como objetivo discutir alternativas para utilização do recurso na agricultura, sem prejuízos ao meio ambiente. A importância da agricultura irrigada foi destacada, tanto para a produção agrícola, como para a geração de emprego e renda e até mesmo como estratégia de preservação do meio ambiente.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a área irrigada no mundo todo corresponde a 278 milhões de hectares, 18% da área cultivada, que chega a 1,5 bilhão de hectares.

O Brasil irriga hoje menos de 5 milhões de hectares, de acordo com dados divulgados no seminário, mas possui potencial para cerca de 30 milhões. Quase metade da água retirada dos rios, 46%, vai para a irrigação agrícola.

Na ocasião foi lançado o Fórum Permanente de Desenvolvimento da Agricultura Irrigada, criado por meio da Portaria nº 1.869/2008, assinada pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Lima. A medida pretende criar um marco legal para a atividade e estimular a criação de uma Lei Nacional de Irrigação. AMBIENTE BRASIL

* Com informações da ANA

SAIBA MAIS

No Brasil, estima-se que os solos aptos para a agricultura irrigada situam-se em torno de 30 milhões de hectares, dos quais 4 milhões estão em produção com técnicas e sistemas de irrigação.

Isto significa que vários milhões de hectares são passíveis de produção com esta tecnologia; Mesmo representando pouco mais de 5% da área plantada do Brasil, cultivos irrigados produzem, aproximadamente, 16% do volume de alimentos e 35% do valor de produção.

Vale lembrar que o agronegócio é responsável por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, 42% das exportações totais e 37% dos empregos brasileiros;

Apesar das sérias restrições climáticas da Região Nordeste do Brasil, que impedem o desenvolvimento da sua agropecuária em bases satisfatórias, o agronegócio da irrigação, a partir da garantia hídrica, apresenta-se como alternativa básica para a sustentabilidade do semi-árido brasileiro, ao oferecer vários benefícios característicos de uma economia moderna e pujante, ou seja: produção agrícola sem sazonalidade, geração de empregos estáveis, geração de divisas, modernização do meio rural, geração de tributos, redução do êxodo rural, expansão do PIB regional e melhoria da qualidade de vida da população. Os Pólos de Irrigação de Petrolina/Juazeiro, Jaguaribe/Apodi e Livramento/Dom Basílio demonstram o sucesso desta alternativa econômica;

Segundo levantamento realizado pelo Ministério da Integração Nacional (MI), no período de outubro de 2004 a janeiro de 2005, 73 perímetros públicos de irrigação representavam 250 mil hectares dos 300 mil hectares sob administração pública. Neles, foram encontrados cerca de 100 mil hectares inexplorados, dos quais cerca de 60% nas mãos de produtores e 40% ainda por transferir. Essa área corresponde a 3% da área irrigada nacional e 34% da área construída com investimentos públicos e pode resultar em 100.000 empregos diretos e mais de 800.000 empregos indiretos.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br