Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de maio de 2009

SÃO LEOPOLDO TRABALHA A CONSCIENTIZAÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA


Projeto reaproveita água da chuva na Santa Marta, em São Leopoldo

diariodecanoas - 20/5/2009

UM BELO EXEMPLO PARA SER SEGUIDO
Iniciativa da universidade está sendo colocada em prática por 75 estudantes.

São Leopoldo - Em tempos de campanhas para racionalização do uso da água e em uma época em que o Estado amargou dois meses de estiagem, um projeto desenvolvido na Escola Municipal Santa Marta, no bairro Arroio da Manteiga, em São Leopoldo, está trabalhando a conscientização de 75 alunos entre 5 e 15 anos sobre o reaproveitamento do produto.

Por meio do Programa de Ação Socioeducativo na Comunidade (Pasec), da Unisinos, em parceria com as secretarias de Educação, Meio Ambiente, de Serviços Públicos da Zona Norte (Senorte) e a Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo, estão sendo implantados encanamentos e caixas d’água para usar água da chuva em irrigação de hortas.

De acordo com a monitora do programa e acadêmica de Biologia da Unisinos, Daiani Fraporti dos Santos, a proposta teve início há mais de cinco anos na escola, sempre no turno oposto ao das aulas. ‘‘Por meio da horta trabalhamos com os alunos questões de cidadania, educação alimentar, preservação e uso racional da água, destinação de resíduos e produção de plantas medicinais. A fase da estruturação do sistema de captação de água da chuva é a primeira fase.’’

Horta

Ela explica que a estrutura é composta por duas caixas d’água de cinco mil litros cada e uma caixa de dois mil litros, ligadas à calha da casa do zelador da escola. ‘‘Toda a água que cair da chuva vai para a caixa e depois será usada com auxílio de mangueiras para irrigar nossa horta, na qual plantamos alface, rabanete, beterraba, repolho, couve-flor e aipim na área de 1,6 mil metros quadrados que temos na área do colégio’’, completa o assistente social da Unisinos Paulo Ricardo Dias, que também participa do projeto.

A atividade tem a aprovação dos alunos. ‘‘É muito bom saber mexer na terra e como aproveitar melhor a água para não desperdiçar. Além disso, é melhor ficar aqui aprendendo do que em casa ou na rua’’, disse o aluno do quarto ano Irineu Pereira Neto, 11 anos. Site Tratamento de Água


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br