Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de maio de 2009

SEMINÁRIO AGRICULTURA IRRIGADA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - BRASÍLIA


ANA defende uso racional da água em seminário sobre irrigação

Seminário Nacional – Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável acontece dias 19 e 20 de maio no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília

Voltado para parlamentares, formuladores de políticas agrícolas e agroindustriais, especialistas e produtores, o seminário busca identificar os desafios da atividade e possíveis alternativas para superá-los de forma socialmente justa, eficientemente econômica e ambientalmente sustentável.

Estima-se que Brasil país possui potencial para irrigar 30 milhões de hectares. Hoje o país irriga 4,6 milhões de hectares. Do volume total de água retirada dos rios brasileiros, 46% vão para irrigação agrícola. A atividade também responde por 69% da água consumida em todo o país, ou seja, da água que não volta para os rios.

Atualmente 95% dos irrigantes no Brasil são da iniciativa privada, o que reforça a necessidade de haver um marco legal para o setor, como forma de disciplinar a atividade com vistas a, entre outras necessidades, fomentar o uso cada vez mais racional dos recursos hídricos nessa atividade que consome tanta água.

Além de identificar os gargalos da atividade, o seminário vai lançar o Fórum Permanente de Desenvolvimento da Agricultura Irrigada, criado por meio da Portaria nº 1.869/2008, assinada pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Lima, que em breve será regulamentado. Entre outras coisas, o fórum vai estimular a criação de uma Lei Nacional de Irrigação.

Na programação do seminário, painéis sobre a agricultura irrigada e o desenvolvimento regional, a sustentabilidade ambiental da atividade e os desafios do setor. O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, participa na tarde de quarta-feira, dia 20, e fala sobre o uso da água na irrigação. Para mais informações acesse: http://www.blogger.com/www.mi.gov.br/infraestruturahidrica/eventos/irrigacao/index.asp.

Data: 18 de maio de 2009

Assessoria de Comunicação – ANA
Fones: 61.2109.5129/5103 Fax: 61 2109.5129
Email: imprensa@ana.gov.br

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br