Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de maio de 2009

CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA DO TIJUCO ALTO (VALE DO RIBEIRA - SP) PODERÁ INUNDAR IMPORTANTES CAVERNAS

A inundação de cavernas destrói milhões de anos de formação geológica e muitas espécies de animais que vivem somente ali.

Grutas no PR serão as primeiras a sumir
18/05/2009 - Folha S. Paulo

A grutas do Rocha e da Mina da Rocha, em Cerro Azul (PR), eram o maior obstáculo para a CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), do grupo Votorantim, construir a hidrelétrica Tijuco Alto, no Vale do Ribeira.

Ambas ficam na área que deve ser alagada para criar o reservatório da usina, e motivaram boa parte do lobby que levou o governo federal a mudar a legislação que protegia as cavernas brasileiras.

O relatório de impacto ambiental da CBA diz que as duas cavernas são pequenas e pouco expressivas. Entretanto, na gruta do Rocha foram encontradas 40 espécies de animais que só vivem em cavernas. Só quem pode frear a construção da usina agora é o Supremo Tribunal Federal, caso considere o decreto das cavernas inconstitucional - FSP, 17/5, Ciência, p.A30.
FONTE: Jornal Folha de S. Paulo - 17/5 - A30

SAIBA MAIS:

IMPORTANTES GRUTAS SERÃO INUNDADAS PELA HIDRELÉTRICA - Gazeta do Sul

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br