Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de maio de 2009

MATO GROSSO DO SUL ORIENTA RESERVA INDÍGENA SOBRE O USO CONSCIENTE DA ÁGUA


FUNASA de MS implanta programa de uso consciente da água

20/5/2009
Publicado por Por Assessoria de Comunicação Social FUNASA - www.pantanalnews.com.br

A Equipe de Educação em Saúde da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) de Mato Grosso do Sul realizou na última semana (11 a 15), visita técnica nas aldeias da Reserva Indígena de Dourados com o objetivo de identificar como são utilizados pelos moradores os recursos naturais do local, especialmente ao que se refere ao uso da água. Na ocasião os técnicos em educação em saúde conversaram com moradores, lideranças indígenas das aldeias da reserva, além do presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) de Mato Grosso do Sul, Fernando Silva Souza.

Na próxima semana, será distribuído um questionário aos indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó, através deste documento será possível traçar um perfil destas comunidades. O levantamento irá demonstrar o número de residências que possuem água encanada, poço, caixa d água, se há bomba na aldeia, lavatório, banheiros, entre outras melhorias. A Divisão de Engenharia e Saúde Pública (DIESP) da FUNASA-MS também participa do programa.

Após a aplicação do questionário, os técnicos em Educação e Saúde da CORE-MS, irão elaborar, em parceria com o CONDISI, um plano de ações para trabalhar a questão do uso consciente da água junto a estas comunidades, os professores das escolas situadas nas aldeias também participarão das atividades.

De acordo com Osnália Ribeiro, Técnica em Educação em Saúde, o programa não visa apenas conter o desperdício de água, mas, sim a questão ambiental. Serão ministradas palestras, exibidos filmes educativos, entre outros. Fonte: Tratamento de Água

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br