Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de junho de 2009

TV GLOBO - SP TV - BLOG RIOS DE SÃO PAULO, NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE MOSTRA O TRATAMENTO DE ESGOTO NA REGIÃO DO ABC


Esgoto de São Caetano será todo tratado

03/06/09 - Olívia Henriques Ferreira

Falta pouco para melhorar o tratamento de esgoto, na região do ABC. Logo, São Caetano vai ser a primeira cidade da região metropolitana a ter 100% do esgoto coletado e tratado. A rede subterrânea está sendo construída embaixo de uma linha de trem importante e de tanques de combustível da Petrobras.

É para o córrego dos Moinhos que vai o todo o esgoto produzido por 40 mil moradores de São Caetano. Esse é o único lugar da cidade onde os resíduos ainda são despejados sem tratamento algum.

Faltam oito metros para que os caminhos subterrâneos da tubulação se encontrem, e impeçam que a sujeira toda seja despejada a céu aberto. As escavações, feitas a partir de poços, agora estão bem debaixo da linha por onde passam trens da CPTM. A obra deveria ter ficado pronta há um ano.

“Tivemos que superar alguns obstáculos, né? Um dos obstáculos foi o tanque da distribuidora de petróleo. E o segundo obstáculo: o leito da estrada de ferro. É uma obra complexa, porque ela é feita não só embaixo da terra, mas ela é feita numa boa profundidade e tem que superar todas as dificuldades para levar, por gravidade, o esgoto até o emissário”, diz Osvaldo Ceoldo, secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Assim que as obras terminarem, o córrego dos Moinhos vai deixar de receber esgoto imediatamente. A previsão é de que depois de um ano, essa aparência cinzenta, de água sem vida, vai começar a mudar.

Isso é uma boa notícia não só para os moradores de São Caetano. É que o córrego dos Moinhos, que tem três quilômetros e meio de extensão, deságua num rio que é importante para toda a grande São Paulo: o Tamanduateí.

O esgoto, que hoje vai para o rio, será desviado para a estação de tratamento da Sabesp.Lá, ele passa por várias etapas de limpeza e tratamento. Com 95% das impurezas retiradas, um pouco dessa água é reutilizada para a limpeza de ruas. A maior parte volta mais limpa para rios, como o Tamanduateí.

Mas a engenheira da Sabesp explica que isso não vai ser suficiente para limpar o Tamanduateí. Isso porque ele também recebe o esgoto produzido em outras cidades da região, como São Bernardo, Diadema e Mauá.

“É muito importante que os municípios interliguem todos os trechos da rede, para encaminhar o esgoto aqui para estação. Isso significa esgoto tratado, sem jogar esse esgoto sem tratamento no rio. Isso depende das prefeituras interligarem esse esgoto na rede da Sabesp, nos interceptores e coletores”, diz Sheila de Oliveira, engenheira da Sabesp.

A prefeitura de Diadema diz que coleta 90% do esgoto produzido na cidade. Tem dificuldade para fazer a coleta nas áreas de preservação que ficam junto da represa Billings, porque lá é proibido instalar a rede. Também é proibido construir casas, mas existem muitas na região, todas irregulares.

Na cidade de Mauá, o esgoto é tratado pela Sabesp, que informou que a coleta está sendo ampliada aos poucos. A Sabesp, que cuida também do esgoto de São Bernardo, diz que recolhe 78% da sujeira da cidade. Tem planos de alcançar os 100% em 2012.

VÍDEO SOBRE O TRATAMENTO DE ESGOTOS
NA REGIÃO DO ABC (SP)





INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br