Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de julho de 2009

SE NÃO INVESTIRMOS EM HIDROVIAS O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS SERÁ PARALISADO

Hidrovia Paraná-Tiete que liga os estados de Goiás ao Paraná, atravessando Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo

CNA e Faemg defendem investimentos em hidrovias

O Empreiteiro - 30-06-2009

Se não forem tomadas providências concretas para acelerar os investimentos governamentais e para liberar o setor privado a investir na construção de uma eficiente infraestrutura de transportes, o desenvolvimento do país será paralisado. O alerta é de Luiz Antonio Fayet, consultor de Logística e Infraestrutura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). \"A otimização do sistema de transportes é essencial\", concorda o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões

A CNA desenvolve estudos sobre logística e infraestrutura há seis anos, de forma a ter embasamento técnico na defesa dos interesses do setor rural junto ao governo. Na área de transportes, a conclusão é de que é urgente a necessidade de novos tipos de investimentos, pois os sistemas rodoviários não suportarão a expansão da demanda. \"A implantação de hidrovias é uma questão lógica, de economicidade e sobrevivência, mas para isso deverão ser modificados o atual modelo portuário e o conceito de uso múltiplo dos rios navegáveis\", salienta Fayet.

Para Minas Gerais, uma das propostas é a ampliação da hidrovia do Rio Paraná e seus afluentes. Numa primeira etapa, a área de navegação atingiria cerca de 2 mil quilômetros, abrangendo vários estados e com grande impacto no oeste mineiro, aumentando o grau de fixação de renda na região. \"Seria um verdadeiro mar interior\", ressalta Fayet. Outra alternativa para o Estado é a revitalização do Vale do São Francisco, principalmente para navegação, e do Vale do Rio Doce, para uso múltiplo: transporte, geração de energia, irrigação e abastecimento de água.

Custos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA) apoia os estudos e as reivindicações do Sistema Sindical Rural por concordar que a reestruturação do sistema nacional de transportes é fundamental para o aumento da renda do setor rural.

O diretor do Departamento de Infraestrutura e Logística do Ministério, Biramar Nunes de Lima, confirma que, para distâncias acima de 300 quilômetros, a hidrovia custa três vezes menos que a rodovia. \"O Brasil precisa buscar o equilíbrio da sua matriz de transporte, de forma a aumentar a competitividade de seus produtos.\"

Conforme planejamento estratégico do Ministério da Agricultura, no ano agrícola 2017/2018 o Brasil deverá ampliar consideravelmente a produção de alimentos. Só a safra de grãos deverá ser acrescida em 40 milhões de toneladas, atingindo 180 milhões de toneladas. A produção de carnes deverá ter acréscimo de 12 milhões de toneladas; a de açúcar, de 15 milhões de toneladas; e a de álcool, de 35 bilhões de litros. Como grande parte desta produção será exportada, Biramar Nunes chama a atenção para a necessidade de otimizar a chegada dos produtos aos portos.

Fonte: Agrosoft


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br