Bueiros retendo água. São as Prefeituras patrocinando a Dengue enquanto a combatem!
Dengue em Piumhi.
De: | Cintos de Natação PiscinaInfinita (tioburuno@hotmail.com) |
Enviada: | terça-feira, 11 de maio de 2010 0:49:21 |
Prefeito Marcinho.
Nesta oportunidade relembro que o grande e esquecido Oswaldo Cruz foi alvo de muita crítica no início do século passado e que o castigo veio à cavalo...
Muito obrigado pelas providências investigativas de minha denúncia. É o mínimo que se espera das autoridades num momento em que a mídia acaba de anunciar ter dobrado o número de ocorrências da Dengue no Brasil.
Obrigado.
José Cláudio Bruno.
Subject: Dengue em Piumhi.
Date: Sun, 18 Apr 2010 15:15:47 +0000
Fui durante muitos anos empregado no Serviço Federal de Processamento de Dados, empresa pública que, entre outros serviços prestados ao Governo Federal processa o Imposto de Renda para a Receita Federal e desenvolveu e implantou o SIAFI sistema que administra todo orçamento público federal e integra demais sistemas orçamentários de estados e municípios.
Pode parecer muito rigor profissional. Mas é um estilo sobretudo honesto e que visa ser justo e nos feed-backs que recebi de avaliações que incluiam a própria chefia, jamais recebi de algum subordinado qualquer crítica ou manifestação de vontade de transferir-se do departamento onde trabalhávamos... A turma "sofria". Mas gostava...
Quando escrevo a alguma empresa ou órgão público como é o caso, d'agora, procuro manter o mesmo estilo, já que esse papo de rasgar sedas não é comigo, mesmo porque não tenho qualquer aspiração política. Apenas quero colaborar com a comunidade a que pertenço. E, obviamente registrar e compartilhar o registro com outras entidades interessadas.
Sou o José Cláudio Bruno, irmão da Hebe Bruno e resido no casarão dela, na Rua Getúlio Vargas, no Centro.
Tenho procurado dar correta manutenção nessa tradicional casa colonial e seu terreno para evitar o mosquito transmissor da Dengue.
Desde 1996, ciente do perigo que o mosquito aedes aegypti já representava para a população, vinha inspecionando por minha própria conta, todo local onde chegava, tentando descobrir possíveis focos do mosquito. Fazia isso inclusive em Piumhi mesmo quando vinha de férias.
Já naquele ano detectei o mosquito num ralo residencial próximo de minha casa e consegui capturar vivos dois mosquitos que consegui "sugar" para uma garrafa Pet.
Retornei a Brasília e levei os dois mosquitos para o FNS do Ministério da Saúde
órgão ao qual eu dava atendimento comercial como representante do SERPRO. Lá foi diagnosticado como sendo mesmo o aedes aegypti.
- o nome do Oswaldo Cruz DETONADO da rua que levava seu nome;
- e a Prefeitura, correndo atrás do prejuízo, tentando fazer com que o povo se preocupe com o mosquito, isso tudo com as bênçãos dos jornais, dos órgãos de saúde e a não pequena estrutura burocrática da administração de nosso município.
Enquanto isso, no entanto, o bueiro da Rua Getúlio Vargas, em frente à divisa de nossa casa (número 98) com a de minha irmã, Beth, (número 110) estava com o fundo DESNIVELADO e, RETENDO água, limpa, parada e na sombra. Exatamente do jeito que o Aedes Aegypti gosta e a literatura de saúde pública federal considera.
Então, por minha conta, chamei um pedreiro e, junto com ele, cimentamos o fundo do bueiro com CAIMENTO direto para o tubo de escoamento que vai para outro bueiro oposto (que recebe as águas pluviais), em frente à residência número 110.
Esse outro bueiro, (da residência em frente) no entanto, tem o MESMO problema que tinha o nosso.
Em sua base (fundo) existe um buraco que RETÉM água, limpa e na sombra, (exatamente como o mosquito precisa para reprodução). Vegetação densa prolifera dentro do bueiro garantindo a sombra para a proliferação das larvas.
Então, a Prefeitura, face ao exposto, poderia fazer uma inspeção geral na cidade com uma comissão de especialistas, (da saúde, do departamento de obras e do departamento de limpesa) em todos os bueiros e bocas de lobo da cidade onde é provável que esteja acontecendo o mesmo problema que possivelmente pode estar abrigando grande parte dos focos do mosquito em plena via pública!
Com essas medidas e as demais que já estão sendo alvo de debates na Câmara, acredito que,
antes do término de seu mandato, Piumhi estará livre da Dengue.
Sugiro ainda que leiam sobre o sanitarista Oswaldo Cruz, as injustiças que ele sofreu tentando colocar em prática, no início do século passado, simples medidas sanitárias sem falar nas injustiças que permanece sofrendo como a de ter seu nome RETIRADO de uma das principais ruas de Piumhi (e outras cidades) trocadas por nomes de cidadãos comuns cuja trajetória de serviços públicos certamente jamais poderiam ser comparadas com a do médico sanitarista.
Talvez seja esse o motivo sociológico (o castigo sempre vem à cavalo) de não termos ainda erradicado ou pelo menos controlado esse mosquitinho cujo perigo tem sido menosprezado e cujos danos são de forma paradoxal "democraticamente" distribuídos pela população toda, pessoal da saúde incluso, "policy makers" inclusos, celebridades inclusas.
Um abraço e grato pela atenção.
JOSÉ CLÁUDIO BRUNO
www.piscinainfinita.com.br
Colaboração enviada por José Claudio Bruno, em Comentários.
SAIBA MAIS SOBRE O MOSQUITO DA DENGUE - clique
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Olá Professor e Bruno,
ResponderExcluirGostei muito do artigo de vocês e do Blog.
é uma vergonha o que está acontecendo em nossas cidades e os prefeitos e secretarios de saúde "só criando mosquitos de dengue" por inércia e incompetência.
Sou estudante de jornalismo e tive uma idéia que vou rascunhar e mandar para que voces façam uma campanha "meio na base do humorismo" e assim alertar para o perigo da dengue em nossas cidades.
Ainda hoje enviarei para vocês.
RANKING NACIONAL DOS PREFEITOS CAMPEÕES NA CRIAÇÃO DE MOSQUITOS DA DENGUE
ResponderExcluirCaros Professor Jarmuth e Bruno,
Como lhes falei à tarde,estou enviando uma idéia que vocês podem colocar em prática para alertar as cidades e estados, desse absurdo do aumento da dengue e das MUITAS MORTES, em muitas localidades.
Minha idéia é que através de um protesto humorístíco vocês alertem as populações das cidades onde a dengue está acontecendo de forma assustadora, como na minha terra Ribeirão Preto (SP).
Para evitar processos dos rábulas das prefeituras vocês devem usar no levantamento dados do número de casos de dengues publicados na imprensa escrita ou na internet.
1. Na postagem dos "PREFEITOS CAMPEÕES NA CRIAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE" (quem não combate e acaba com o mosquito, está criando e proliferando os mesmos) vocês devem colocar uma foto do PREFEITO E DO SECRETÁRIO DE SAÚDE, que são criadores de Aedes Aegypti;
2.Toda semana, baseado nos dados publicados, podem renovar o RANKING DOS CRIADORES DE MOSQUITO DA DENGUE, mostrando para todo o Brasil quem está na frente da criação;
3. Por uma questão de justiça, podem também destacar quem ARREGAÇOU AS MANGAS, colocou equipes de combate ao mosquito na rua e diminuiu os casos de dengue na sua cidade;
4. Podem também instituir um "TROFÉU DE MAIOR CRIADOR DO MOSQUITO DA DENGUE" (qualquer artista plástico faz um MOSQUITÃO de argila) que será entregue ao Prefeito Campeão. Tenho certeza que a mídia vai dar o maior apoio na divulgação e as TVs vão cobrir a entrega;
5. Para não dar ciúmes, vocês podem também fazer o RANKING DOS GOVERNADORES CAMPEÕES NA CRIAÇÃO DE MOSQUITOS DA DENGUE. Daí, colocam também a foto dos Governadores e de seus pouco eficientes Secretários Estaduais de Saúde;
Tá certo que o nosso povinho não colabora, é porco, joga lixo em qualquer lugar, amontoam lixo em terrenos baldios, deixam pneus, garrafas, pratinhos das plantas e vasilhames com água parada, caixas d' água sem tampa e outros práticas condenáveis que facilitam a criação de mosquitos da DENGUE, o mortal AEDES AEGYPTI, mas as prefeituras, os serviços municipais e estaduais de saúde têm como realizar campanhas eficientes.
O que não pode é continuar esse aumento incontrolável do número de casos de pessoas infectadas e O AUMENTO DE MORTES NESSA EPEDEMIA DE DENGUE QUE NINGUÉM LEVA A SÉRIO.
Fazendo um RANKING HUMORÍSTICO assim, tenho certeza que toda a mídia vai colaborar na divulgação e nenhum prefeito vai ser louco de não fazer um combate urgente e eficiente ao mosquito da dengue, vendo seu nome e sua foto em todo lugar, com destaque negativo.
É inacreditável ver notícia da "Folha Online" onde a rica e famosa cidade de RIBEIRÃO PRETO, até última terça-feira (4), já tinha notificado 15.497 casos de dengue ao Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), do Ministério da Saúde.
Tá na hora de colocar o RANKING NACIONAL DOS PREFEITOS CAMPEÕES NA CRIAÇÃO DE MOSQUITOS DA DENGUE no ar e divulgar esse pessoal que recebe "uma nota preta" para administrar nossos municípios e ficam de braços cruzados, vendo a população morrer de DENGUE HEMORRÁGICA em pleno século 21, no país que quer ser destaque no mundo, mas está nas mesmas condições de muitos países paupérrimos da Africa (se não estiver pior).
Fica aqui minha idéia e colaboração para os blogs de vocês e parabéns por estarem preocupados com o crescimento da DENGUE no Brasil.
Ta aí uma boa idéia que pode dar certo e ajudar a diminuir essa doença da dengue.
ResponderExcluirPorque vcs não tentam essa idéia?