Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de maio de 2010

BLOG DO TIO BRURUNO: MENSAGEM AOS PREFEITOS CRIADORES DO MOSQUITO DA DENGUE


Bueiros retendo água. São as Prefeituras patrocinando a Dengue enquanto a combatem!



Dengue em Piumhi.‏
De: Disponível Cintos de Natação PiscinaInfinita (tioburuno@hotmail.com)
Enviada: terça-feira, 11 de maio de 2010 0:49:21



Prefeito Marcinho.

Como o problema que aponto no e-mail anteriormente encaminhado a V.Sa. pode não ser um problema particular do nosso município mas um problema global de todos os municípios brasileiros estou extendendo o assunto aos diversos órgãos de saúde federal para análise investigativa da possibilidade de infestação em plena via pública.


Nesta oportunidade relembro que o grande e esquecido Oswaldo Cruz foi alvo de muita crítica no início do século passado e que o castigo veio à cavalo...


Muito obrigado pelas providências investigativas de minha denúncia. É o mínimo que se espera das autoridades num momento em que a mídia acaba de anunciar ter dobrado o número de ocorrências da Dengue no Brasil.


Obrigado.

José Cláudio Bruno.



Subject: Dengue em Piumhi.
Date: Sun, 18 Apr 2010 15:15:47 +0000

Prezado Prefeito Marcinho.

Fui durante muitos anos empregado no Serviço Federal de Processamento de Dados, empresa pública que, entre outros serviços prestados ao Governo Federal processa o Imposto de Renda para a Receita Federal e desenvolveu e implantou o SIAFI sistema que administra todo orçamento público federal e integra demais sistemas orçamentários de estados e municípios.


Exerci diversas funções naquela empresa e, como gerente, adotava severo acompanhamento de perto, bem de perto mesmo, os serviços que eu delegava a subordinados, aos meus pares e a clientes, sem perder de vista a cobrança de resultados, chamando rigorosamente a atenção dos subordinados e pares pelos erros mas, sobretudo, não deixando de elogiar, premiar quando pudesse e, sobretudo, destacar e, se possível, publicar resultados dos acertos dos participantes dos projetos, técnica que alguns teóricos costumam resumir jocosamente de "estilo uma porrada e um beijinho"...


Pode parecer muito rigor profissional. Mas é um estilo sobretudo honesto e que visa ser justo e nos feed-backs que recebi de avaliações que incluiam a própria chefia, jamais recebi de algum subordinado qualquer crítica ou manifestação de vontade de transferir-se do departamento onde trabalhávamos... A turma "sofria". Mas gostava...


Quando escrevo a alguma empresa ou órgão público como é o caso, d'agora, procuro manter o mesmo estilo, já que esse papo de rasgar sedas não é comigo, mesmo porque não tenho qualquer aspiração política. Apenas quero colaborar com a comunidade a que pertenço. E, obviamente registrar e compartilhar o registro com outras entidades interessadas.
Sou o José Cláudio Bruno, irmão da Hebe Bruno e resido no casarão dela, na Rua Getúlio Vargas, no Centro.


Tenho procurado dar correta manutenção nessa tradicional casa colonial e seu terreno para evitar o mosquito transmissor da Dengue.


Como você sabe, eu morei no Rio de Janeiro e nos últimos anos fui transferido para Brasília onde trabalhei e morei muitos anos.


Desde 1996, ciente do perigo que o mosquito aedes aegypti já representava para a população, vinha inspecionando por minha própria conta, todo local onde chegava, tentando descobrir possíveis focos do mosquito. Fazia isso inclusive em Piumhi mesmo quando vinha de férias.

Já naquele ano detectei o mosquito num ralo residencial próximo de minha casa e consegui capturar vivos dois mosquitos que consegui "sugar" para uma garrafa Pet.

Retornei a Brasília e levei os dois mosquitos para o FNS do Ministério da Saúde
órgão ao qual eu dava atendimento comercial como representante do SERPRO. Lá foi diagnosticado como sendo mesmo o aedes aegypti.

Ato contínuo, (isso, em 1996,) peguei farta documentação técnica com o pessoal do FNS, escanei os documentos na íntegra, e, como fizera um site para incentivar o Grupo Escoteiro II Bruno abri uma seção especial entitulada GE-IIBRUNO NO COMBATE À DENGUE! onde publiquei a documentação que, agora, republico no meu site www.piscinainfinita.com.br (última opção no menu à esquerda).


Eis que, agora, já aposentado, estou morando em Piumhi e, 14 anos depois de ter detectado o mosquitinho, me deparo com coisas que deveriam ser inimagináveis como:

- a dengue rondando sombriamente os Piumhienses;
- o nome do Oswaldo Cruz DETONADO da rua que levava seu nome;
- e a Prefeitura, correndo atrás do prejuízo, tentando fazer com que o povo se preocupe com o mosquito, isso tudo com as bênçãos dos jornais, dos órgãos de saúde e a não pequena estrutura burocrática da administração de nosso município.


Enquanto isso, no entanto, o bueiro da Rua Getúlio Vargas, em frente à divisa de nossa casa (número 98) com a de minha irmã, Beth, (número 110) estava com o fundo DESNIVELADO e, RETENDO água, limpa, parada e na sombra. Exatamente do jeito que o Aedes Aegypti gosta e a literatura de saúde pública federal considera.
Então, por minha conta, chamei um pedreiro e, junto com ele, cimentamos o fundo do bueiro com CAIMENTO direto para o tubo de escoamento que vai para outro bueiro oposto (que recebe as águas pluviais), em frente à residência número 110.

O bueiro que consertei está agora limpo, com caimento perfeito e inclusive com a grade pintada de amarelo, só como referência para eventual inspeção da Prefeitura.
Esse outro bueiro, (da residência em frente) no entanto, tem o MESMO problema que tinha o nosso.


Em sua base (fundo) existe um buraco que RETÉM água, limpa e na sombra, (exatamente como o mosquito precisa para reprodução). Vegetação densa prolifera dentro do bueiro garantindo a sombra para a proliferação das larvas.
Então, a Prefeitura, face ao exposto, poderia fazer uma inspeção geral na cidade com uma comissão de especialistas, (da saúde, do departamento de obras e do departamento de limpesa) em todos os bueiros e bocas de lobo da cidade onde é provável que esteja acontecendo o mesmo problema que possivelmente pode estar abrigando grande parte dos focos do mosquito em plena via pública!

Como o assunto é de interesse público, a Prefeitura poderia incluir em sua campanha, um convite à população em geral para os próprios cidadãos inspecionem permanentemente os bueiros próximos às suas residências e, através de um telefone a ser definido pela Prefeitura, comuniquem para futura visita da comissão acima sugerida para que fique assegurado a NÃO RETENÇÃO de água nesse locais.

Com essas medidas e as demais que já estão sendo alvo de debates na Câmara, acredito que,
antes do término de seu mandato, Piumhi estará livre da Dengue.

Sugiro ainda que leiam sobre o sanitarista Oswaldo Cruz, as injustiças que ele sofreu tentando colocar em prática, no início do século passado, simples medidas sanitárias sem falar nas injustiças que permanece sofrendo como a de ter seu nome RETIRADO de uma das principais ruas de Piumhi (e outras cidades) trocadas por nomes de cidadãos comuns cuja trajetória de serviços públicos certamente jamais poderiam ser comparadas com a do médico sanitarista.

Talvez seja esse o motivo sociológico (o castigo sempre vem à cavalo) de não termos ainda erradicado ou pelo menos controlado esse mosquitinho cujo perigo tem sido menosprezado e cujos danos são de forma paradoxal "democraticamente" distribuídos pela população toda, pessoal da saúde incluso, "policy makers" inclusos, celebridades inclusas.

Tomando uma atitude conjunta com a Câmara dos Vereadores, Marcinho, você e nossos atuais vereadores poderão escrever seus nomes na história da cidade como "aqueles" que erradicaram o mosquito da cidade. De quebra, passam a ter, agora, a oportunidade de resgatar a memória do Oswaldo Cruz através de um projeto que ou volte a denominar a rua com seu nome ou escolham uma outra rua ou praça que sejam compatível com sua grandeza para lhe homenagerar.

Um abraço e grato pela atenção.

JOSÉ CLÁUDIO BRUNO
www.piscinainfinita.com.br

Colaboração enviada por José Claudio Bruno, em Comentários.

SAIBA MAIS SOBRE O MOSQUITO DA DENGUE - clique

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

3 comentários:

  1. renato soares de Ribeirão Preto - estudando em SP12 maio, 2010 15:31

    Olá Professor e Bruno,

    Gostei muito do artigo de vocês e do Blog.
    é uma vergonha o que está acontecendo em nossas cidades e os prefeitos e secretarios de saúde "só criando mosquitos de dengue" por inércia e incompetência.
    Sou estudante de jornalismo e tive uma idéia que vou rascunhar e mandar para que voces façam uma campanha "meio na base do humorismo" e assim alertar para o perigo da dengue em nossas cidades.
    Ainda hoje enviarei para vocês.

    ResponderExcluir
  2. Renato Soares, de Ribeirão Preto - estudando em SP12 maio, 2010 19:29

    RANKING NACIONAL DOS PREFEITOS CAMPEÕES NA CRIAÇÃO DE MOSQUITOS DA DENGUE

    Caros Professor Jarmuth e Bruno,

    Como lhes falei à tarde,estou enviando uma idéia que vocês podem colocar em prática para alertar as cidades e estados, desse absurdo do aumento da dengue e das MUITAS MORTES, em muitas localidades.

    Minha idéia é que através de um protesto humorístíco vocês alertem as populações das cidades onde a dengue está acontecendo de forma assustadora, como na minha terra Ribeirão Preto (SP).

    Para evitar processos dos rábulas das prefeituras vocês devem usar no levantamento dados do número de casos de dengues publicados na imprensa escrita ou na internet.

    1. Na postagem dos "PREFEITOS CAMPEÕES NA CRIAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE" (quem não combate e acaba com o mosquito, está criando e proliferando os mesmos) vocês devem colocar uma foto do PREFEITO E DO SECRETÁRIO DE SAÚDE, que são criadores de Aedes Aegypti;

    2.Toda semana, baseado nos dados publicados, podem renovar o RANKING DOS CRIADORES DE MOSQUITO DA DENGUE, mostrando para todo o Brasil quem está na frente da criação;

    3. Por uma questão de justiça, podem também destacar quem ARREGAÇOU AS MANGAS, colocou equipes de combate ao mosquito na rua e diminuiu os casos de dengue na sua cidade;

    4. Podem também instituir um "TROFÉU DE MAIOR CRIADOR DO MOSQUITO DA DENGUE" (qualquer artista plástico faz um MOSQUITÃO de argila) que será entregue ao Prefeito Campeão. Tenho certeza que a mídia vai dar o maior apoio na divulgação e as TVs vão cobrir a entrega;

    5. Para não dar ciúmes, vocês podem também fazer o RANKING DOS GOVERNADORES CAMPEÕES NA CRIAÇÃO DE MOSQUITOS DA DENGUE. Daí, colocam também a foto dos Governadores e de seus pouco eficientes Secretários Estaduais de Saúde;

    Tá certo que o nosso povinho não colabora, é porco, joga lixo em qualquer lugar, amontoam lixo em terrenos baldios, deixam pneus, garrafas, pratinhos das plantas e vasilhames com água parada, caixas d' água sem tampa e outros práticas condenáveis que facilitam a criação de mosquitos da DENGUE, o mortal AEDES AEGYPTI, mas as prefeituras, os serviços municipais e estaduais de saúde têm como realizar campanhas eficientes.

    O que não pode é continuar esse aumento incontrolável do número de casos de pessoas infectadas e O AUMENTO DE MORTES NESSA EPEDEMIA DE DENGUE QUE NINGUÉM LEVA A SÉRIO.

    Fazendo um RANKING HUMORÍSTICO assim, tenho certeza que toda a mídia vai colaborar na divulgação e nenhum prefeito vai ser louco de não fazer um combate urgente e eficiente ao mosquito da dengue, vendo seu nome e sua foto em todo lugar, com destaque negativo.

    É inacreditável ver notícia da "Folha Online" onde a rica e famosa cidade de RIBEIRÃO PRETO, até última terça-feira (4), já tinha notificado 15.497 casos de dengue ao Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), do Ministério da Saúde.

    Tá na hora de colocar o RANKING NACIONAL DOS PREFEITOS CAMPEÕES NA CRIAÇÃO DE MOSQUITOS DA DENGUE no ar e divulgar esse pessoal que recebe "uma nota preta" para administrar nossos municípios e ficam de braços cruzados, vendo a população morrer de DENGUE HEMORRÁGICA em pleno século 21, no país que quer ser destaque no mundo, mas está nas mesmas condições de muitos países paupérrimos da Africa (se não estiver pior).

    Fica aqui minha idéia e colaboração para os blogs de vocês e parabéns por estarem preocupados com o crescimento da DENGUE no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Nair Ribeiro Spinosa - Campinas13 maio, 2010 00:32

    Ta aí uma boa idéia que pode dar certo e ajudar a diminuir essa doença da dengue.
    Porque vcs não tentam essa idéia?

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br