ÁGUA PARADA E LIXO EM EXCESSO PROVOCA 70 MIL CASOS DE DENGUE EM SP
"De acordo com o mais recente levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Guarujá, São Vicente, Santos e São Paulo aparecem no topo da lista. No período, foram registrados 55 óbitos resultantes da doença no estado."
Portal G1 - 11/05/2010
Em quatro meses, São Paulo registrou 69.148 casos de dengue. Em 2007, quando a doença teve o maior registro de incidência, foram 92.345. Isso para o ano inteiro. Agora, 20 das 645 cidades paulistas são responsáveis por 72,4% dos casos confirmados entre janeiro e 26 de abril.
De acordo com o mais recente levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Guarujá, São Vicente, Santos e São Paulo aparecem no topo da lista. No período, foram registrados 55 óbitos resultantes da doença no estado.
Dessa lista, apenas as três primeiras cidades têm somadas mais de 20 mil casos. Ribeirão Preto tem 13.007 notificações, São José do Rio Preto, 8.604, e Araçatuba, com 6.607 casos.
A situação na Baixada Santista também preocupa. Guarujá registrou até 26 de abril 4.719 casos. São Vicente, 2.841, e Santos, 2.192. A capital teve 1.811 pessoas infectadas.
De acordo com o infectologista do Hospital Emílio Ribas, Caio Rosenthal, a tendência agora com a queda das temperaturas deve ser também a queda no número de casos. Segundo ele, a única forma de conter a doença nos próximos anos deve ser mesmo a vacina contra a dengue que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan. “Minha expectativa é essa, pois a dengue fugiu completamente do controle”, afirma.
Do total de casos neste ano, 10.033 são relativos a infecções ocorridas em janeiro, 27.738 em fevereiro, 26.604 em março e 4.773 em abril. Segundo o levantamento, no entanto, há uma esperança que a doença seja contida.
Dos 20 municípios com mais casos no Estado, 11 apresentaram evidências de redução na transmissão da doença nas últimas três semanas. São eles: Araçatuba, Fernandópolis, Guararapes, Guarujá, Ibitinga, Jardinópolis, Jaboticabal, Mirassol, Pontal, Rincão e São Vicente. (Fonte: Emilio Sant’Anna/ G1)
Brasil tem mais de 440 mil casos de dengue neste ano
Um balanço da dengue divulgado, nesta segunda-feira (10), pelo Ministério da Saúde revelou que o número de casos da doença no Brasil quase dobrou em relação ao ano passado.
Em um hospital de Belo Horizonte, metade dos pacientes atendidos, por dia, está com os sintomas da dengue. Eles recebem uma senha especial, passam por um guichê exclusivo e são encaminhados até um consultório onde um médico só atende a pessoas com sintomas da doença.
Os pacientes com sangramento ou com dengue pela segunda vez são os que mais preocupam os médicos.De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, de janeiro a 3 de abril de 2010 foram registrados 447.769 casos de dengue. No mesmo período do ano passado, o número correspondia a 248.970.
São Paulo é o estado que teve o maior crescimento no número de casos. Em 2009, eram 2.681 doentes, contra 63.148 neste ano. Minas Gerais é o estado com mais doentes: 98.261.
A Região Nordeste foi a única onde houve redução dos casos de dengue. De janeiro a abril de 2009, foram registradas 97.115 ocorrências da doença. Em 2010, no mesmo período, foram 28.815 doentes.
A recomendação é que ao aparecerem os primeiros sintomas, como febre alta e desidratação, a pessoa procure um médico imediatamente. (Fonte: G1)
ANTES DO VERÃO NÓS JÁ POSTAMOS NO BLOG:
24 de novembro de 2008
VERÃO, CHUVAS E LIXO...A DENGUE ESTÁ DE VOLTA!
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br