Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de julho de 2010

FRENTE PARLAMENTAR AMBIENTALISTA LANÇOU A PUBLICAÇÃO "MATA ATLÂNTICA - PATRIMÔNIO NACIONAL DOS BRASILEIROS"

Frente Ambientalista promove debate

e lançamento de livro sobre a Mata Atlântica

A Frente Parlamentar Ambientalista promoveu hoje (30/06) o lançamento da publicação “Mata Atlântica – Patrimônio Nacional dos brasileiros”. Durante o evento, comandado pelo deputado Luiz Carreira (DEM/BA), que além de vice-coordenador da Frente, também coordena o grupo de trabalho sobre florestas, ocorreram debates com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o diretor da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani.



Luiz Carreira, ladeado pela Ministra do Meio Ambiente, anuncia o lançamento do livro

Segundo Luiz Carreira, “além de cuidados, a exuberância da vegetação e as belezas cênicas também inspiram a necessidade de disseminar informações sobre o bioma”. Para isso, a Secretaria de Biodiversidades e Florestas (SBF) do MMA reuniu em 408 páginas o conhecimento que existe sobre modelos de conservação, de valorização e de utilização sustentável da biodiversidade e do patrimônio genético no livro Mata Atlântica - Patrimônio Nacional dos Brasileiros.


A publicação é lançada como sequência das comemorações da Semana do Meio Ambiente. Ao todo serão impressos 10 mil exemplares e a distribuição será feita pelo CID - Ambiental do MMA para prefeituras, escritórios regionais do ICMBio nas unidades de conservação, para parceiros da Rede ONGs da Mata Atlântica e também para autoridades dos três poderes.


O livro traz informações importantes para o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas e demonstra que enchentes e deslizamentos de terra, como os ocorridos em Santa Catarina no final de 2008 e em Angra dos Reis e São Paulo no início de 2010, são exemplos dos problemas provocados pela falta de planejamento e ocupação inadequada das áreas de risco, muitas delas consideradas APP, como é o caso das encostas com declividade superior a 45º, dos topos de morro e das margens de nascentes, riachos e rios.


O coordenador do Núcleo Mata Atlântica e Pampa da SBF, Wigold Schäffer, responsável pela organização do livro e um dos principais colaboradores da publicação, esclarece que o objetivo é mostrar as experiências bem sucedidas que estão sendo implementadas nos estados em termos de conservação e o uso sustentável. Também tem o objetivo de motivar ações de recuperação da biodiversidade, haja vista os altos índices de biodiversidade mesmo na pequena área de vegetação remanescente.



Luiz Carreira com o organizador do livro, Wigold Schaffer


Assessoria de Comunicação
Deputado Federal Luiz Carreira
(71) 9966-7345/ 3013-9489 / 8198-8473
Letícia Belém / Carolina Gomes
www.luizcarreira.com.br


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br