Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de julho de 2010

PLÁSTICOS QUE DISSOLVEM NO MAR ATUAM A FAVOR DO MEIO AMBIENTE


Foto: Mink/Flickr

O PET, de garrafas de refrigerante, leva 200 anos para se dissolver na natureza

A prática de tornar os produtos amistosos ecologicamente, cada vez mais comum, é conseqüência da consciência ecológica dos consumidores. Isso vira motivo de pressão para que a indústria adote produtos menos agressivos ao ambiente. E um dos maiores poluidores é o plástico.

Alguns tipos de plásticos, como o PET, de garrafas de refrigerante, levam 200 anos para se dissolver na natureza. E eles são dos mais descartados incorretamente. Uma parte vai para lixões. Outra parte, para córregos, daí aos rios até chegarem aos oceanos. Há verdadeiras ‘ilhas’ de lixo plástico nos mares.

Atualmente, uma família urbana média no Brasil, com quatro pessoas, gera 2 toneladas de lixo por ano -- 12%, ou 240kg, são plásticos.

Para enfrentar o problema, cientistas americanos desenvolveram o chamado plástico oxi-biodegrádavel d2w. Ele se decompõe rapidamente na natureza e, após sua degradação, gera pequena quantidade de CO2 e biomassa. Ele pode ser degradado em água salgada. Desta forma, é possível reduzir a poluição do plástico no mar e evitar a contaminação e a morte de aves, peixes e animais.

Segundo esses cientistas, o processo de hidrólise (reação química de quebra de uma molécula por água) ocorre em apenas 20 dias e faz com que o plástico se decomponha em produtos que não prejudicam o meio ambiente. Tendência mundial que mostra como a tecnologia e os produtos ecorresponsáveis são eficientes.

Por Terra - Meio Ambiente/PORTAL DO MEIO AMBIENTE



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br