Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de julho de 2010

RESULTADOS DE NOSSA ENQUETE SOBRE MEIO AMBIENTE


O QUE PODE SER FEITO PELO MEIO AMBIENTE BRASILEIRO

Vejam as respostas dos nossos visitantes internautas que gentilmente responderam à nossa enquete:

Conscientizar que temos responsabilidade c/ as gerações futuras....... 52 votos (69%)

Maior interesse e ações por parte dos políticos governantes....... 36 votos (48%)

Estudá-lo mais para melhor conhecê-lo e preservá-lo........ 35 votos (46%)


Maior divulgação pela mídia........... 20 votos (26%)


Não precisa ser feito mais nada........ 0 (0%)





Votos 75 votantes diferentes

Pelo que expressaram nossos internautas visitantes a maior porcentagem dos votos foi para a afirmação: "Conscientizar que temos responsabilidade com as gerações futuras", o quesito vencedor da enquete, com 69% dos votos dados.

Entendemos que nossas ATITUDES PROATIVAS nas escolas, grupos de estudos e entidades ambientais, blogs, sites e fóruns de debates de assuntos ambientais precisam cada vez mais intensificar a mensagem que temos grande responsabilidade com nossas gerações futuras. Com a água, o ar, as floretas, a fauna, a qualidade do solo, etc., que nossos filhos, netos e bisnetos herdarão no nosso planeta.

Precisamos conscientizar as entidades comunitárias, os comitês de bacias hidrográficas, os orgãos governamentais, as concessionárias de água e esgotos e principalemente os governos municipais que nosso meio ambiente precisa ser mais valorizado e a qualidade ambiental de nossas comunidades melhorada, em especial no setor do saneamento básico.

Bem demonstra o segundo item votado na enquete: "Maior interesse e ações por parte dos políticos governantes" que obteve 36 votos, representando 48% das escolhas.

Embora ainda persista em muitas comunidades a idéia de políticos que preferem fazer "obras que aparecem", como asfalto, praças, jardins, fontes, estádios e palcos para shows, que segundo eles "garantem mais votos", ao invés de obras de alto custo, enterradas no chão, para afastamento de esgotos, galerias para águas pluviais ou estações de tratamento de água e esgotos, dependerá da disposição dos munícipes de se organizar e buscar melhorias para a qualidade ambiental do local onde residem, através do empenho na solução de seus problemas.

Temos mostrado com destaque em muitas postagens no Blog, várias comunidades que se organizaram, das mais diversas formas, em defesa de seus cursos d' água, de suas praias poluídas, de suas matas ciliares devastadas, dos seus rios e ribeirões assoreados ou invadidos por moradias irregulares instaladas em suas margens, de seus mananciais invadidos ou contaminados, dos destinos finais dos resíduos sólidos (lixos) jogados em terrenos baldios ou em aterros improvisados, entre outros. São cidadãos responsáveis e conscientes que desejam o melhor para suas comunidades.

Nossa responsabilidade como comunidade é muito grande e se ficarmos de braços cruzados esperando que as autoridades competentes façam aquilo que lhes compete, certamente vamos conseguir muito pouco, pois como já falamos acima, há uma grande rejeição nas ações governamentais (em todos os níveis), a favor do meio ambiente.

Parabéns à todos aqueles que de alguma forma estão conscientes dessa responsabilidade com o meio ambiente, com nossas gerações futuras, com nosso compromisso social e ambiental e que buscam de alguma forma, bem mais que simplesmente responder uma enquete, procuram fazer a sua parte na solução desses problemas que nos afligem, que alteram a saúde ambiental de nossas comunidades e a nossa qualidade de vida!

Cada um fazendo a sua parte, vamos conseguir muito em defesa de nosso meio ambiente!

Prof. Jarmuth Andrade
Físico e Ambientalista

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br