Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de outubro de 2010

COMENTÁRIO SOBRE NOSSA CAMPANHA "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES" - FÓRUM REBIA NACIONAL


Re: (FÓRUM REBIA NACIONAL)
Re32: Campanha permanente Diga Não às Enchentes -

É vero, as enchentes naturais são inevitáveis, mas podemos e devemos fazer algo também a respeito delas, como renaturar rios, retirar as pessoas da beira, recompor matas ciliares, etc. E ficar atento, pois parece que a concentração das chuvas em menos eventos e maior intensidade esteja se confirmando aos poucos.

Quanto às providências propostas, vale lembrar que nem 10% dos municípios sequer possuem um plano de emergência contra enchentes. O que falta é manutenção preventiva, onde galerias pluviais seriam monitoradas regularmente. Existem equipamentos que limpam e gravam ao mesmo tempo o “antes” e o “depois”.

E poucas empresas contam com “cebolas” (cabeças de hidro-jateamento) mais pesados, que são mais eficientes. Faltam também cortadores de correia capazes de cortar p. ex. raízes em tubulações sem necessidades de escavação.

Diante da perspectiva de chuva mais concentradas e mais pesadas, manter a galeria pluvial em bom estado não é custo, mas investimento, porque ajudará a evitar parte dos prejuízos causados pelas enchentes.

A questão toda ainda esbarra parcialmente na visão do “fenômeno” e da “fatalidade”, porque o saber sobre impermeabilização do solo urbano etc. ainda está muito restrito e os políticos não sabem ou nem querem saber. Piscinão é necessário em muitos casos, mas só pode ser um início, se não for acompanhado por outras ações e desimpermeabilização, fica um remendo, não uma solução.

Abraço
Jack

Postagem no Fórum REBIA NACIONAL por
Jackson Gilberto Trindade Fávero 26/09/2010

FÓRUM SOCIOAMBIENTAL E DEMOCRÁTICO DA REBIA -
REDE BRASILEIRA DE INFORMAÇÃO AMBIENTAL -
www.rebia.org.br

Fundador:
VILMAR Sidnei Demamam BERNA
www.escritorvilmarberna.com.br

Editor da Revista do Meio Ambiente e do www.portaldomeio
ambiente.org.br
Prêmio Global 500 da ONU Para o Meio Ambiente
BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br