Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de outubro de 2010

Ete de Jales (SP) - foto Aguaonline

30/9/2010
ETE se transforma em cartão postal da cidade

Publicado por http://www.aguaonline.com.br/
Um dos grandes desafios do saneamento na construção de estações de tratamento (ETE) é a escolha do local da estação de tratamento (ETE).

Na maioria dos casos há uma rejeição por parte da população mesmo que no momento da obra a localização tenha sido em área distante do período urbano.
Ocorre que com a expansão da cidade as áreas adjacentes acabam sendo ocupadas e a ETE fica rodeada de habitações.

Pelas características das ETEs muitas vezes há emissão de odor e ruído o que pode ser considerado incômodo pelos moradores. Atualmente já existe teconologia para eliminação tanto dos odores como do barulho.

No entanto outras medidas podem ser tomadas e mostram bons resultados uma vez que à medida que a expansão da cobertura de esgoto avançar - o Brasil ainda tem muito que avançar nesta área - será inevitável que muitas da ETEs se localizem em áreas próximas de núcleos habitados, principalmente em grandes metrópoles.

Um bom exemplo que pode ser seguido é da ETE da cidade de Jales que é um verdadeiro cartão postal da cidade com seu espaço interno transformado em parque e servindo de cenário para fotos comemorativas, como as de casamento. O segredo é não só o cuidado ambiental mas o relacionamento da gerência local da Sabesp com a comunidade. A criação de uma área de reflorestamento com as árvores sendo dedicadas a crianças fortaleceu esse vínculo mostrando que quando bem informada a população reconhece o valor e a importância de equipamentos urbanos como as estações de tratamento.
Fonte: Revista Digital ÁGUAONLINE/SITE TRATAMENTO DE ÁGUA


LEIA MAIS:


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br