Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de janeiro de 2011

USP E FAPESP COMPRAM NOVO NAVIO OCEANOGRÁFICO COM AUTONOMIA DE 60 DIAS EM ALTO-MAR

USP E FAPESP compram  navio Moana Wave, que pertenceu à 
Universidade do Havaí (Estados Unidos)
USP compra navio para pesquisa que pode ficar 60 dias em alto-mar


A USP (Universidade de São Paulo) e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) finalizaram no mês passado a compra de um novo navio oceanográfico para pesquisas.
Segundo a universidade, sua antiga embarcação (Prof. W. Besnard) já estava sem condições de utilização.
Com quatro vezes mais autonomia que o antecessor, o novo navio permitirá a ampliação das pesquisas, diz o diretor do Instituto Oceanográfico da USP, Michel Michaelovitch de Mahiques.
Um tema que poderá passar a ser investigado é o pré-sal. Levantamento da universidade aponta que nenhuma embarcação civil, sem fins comerciais, consegue hoje fazer esse tipo de pesquisa.
Além disso, a embarcação conseguirá fazer a travessia do Atlântico Sul, pois pode passar 60 dias em alto-mar.
“Essa é uma região muito pouco conhecida. Agora, conseguiremos fazer pesquisas melhores”, diz o diretor do Instituto Oceanográfico.
A embarcação, a ser batizada de Alpha Crucis (estrela que representa São Paulo na bandeira do Brasil), custará US$ 8,6 milhões (cerca de R$ 15 milhões), valor custeado pela USP e pela Fapesp – ambas as instituições recebem recursos com base na arrecadação estadual, que tem crescido nos últimos anos.
O navio pertencia à Universidade do Havaí (EUA) e, recentemente, passou para a Noaa (Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera). Seu nome atual é Moana Wave.
Reforma - Antes de vir para o Brasil, no segundo semestre, a embarcação será reformada e receberá novos equipamentos. Uma vantagem em relação à antecessora é a possibilidade de ficar parada em alto-mar, por meio do sistema de posicionamento dinâmico. A antiga se movimentava, mesmo ancorada.
O novo navio também terá aparelhos mais sofisticados para identificação e mensuração de cardumes, para medição de correntes e sondagem do fundo marinho. Camarotes e laboratórios também serão modernizados.
A manutenção ficará por conta da USP. Pesquisadores de outras instituições também poderão utilizá-lo, desde que tenham o projeto de pesquisa aprovado.
Museu - A antiga embarcação da USP deverá ser incorporada a um futuro museu marítimo, a ser construído em Santos.
“Logo que assumi, a situação do navio foi um dos primeiros problemas que me apresentaram”, afirma o reitor da USP, João Grandino Rodas, que tomou posse no início do ano passado.
O Prof. W. Besnard sofreu um incêndio em 2008, o que danificou seu sistema de navegação. Além disso, há cerca de 20 anos, a embarcação não recebeu a manutenção adequada, o que diminuiu sua vida útil, segundo o Instituto Oceanográfico da USP.
Em 1988, em atividade na Antártida, o navio chegou a ficar à deriva, quando quebrou seu eixo da hélice ao atravessar a passagem de Drake, o que encerrou as atividades na região. (Fonte: Folha.com) - NOTICIAS AMBIENTE BRASIL
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br