Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

VISITE SALVEMOS SAO CONRADO

VISITE SALVEMOS SAO CONRADO
VISITE, CONHEÇA E DIVULGUE A PÁGINA "SALVEMOS SÃO CONRADO", UM MODELO DE ATIVIDADE COMUNITÁRIA EM DEFESA DE SEUS RECURSOS NATURAIS, EM ESPECIAL DE SUA PRAIA E SUAS ÁGUAS - Clique no Banner - (Civilidade é o respeito pelas normas de convívio entre os membros duma sociedade organizada.)

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de fevereiro de 2011

FANTÁSTICO MOSTRA ÁGUA EVAPORANDO A -30º C


(Do Fantástico)

Vídeo faz sucesso na internet com água evaporando a -30ºC

No vídeo, uma garota pega a água que ferveu em um bule, joga para o alto, e a água evapora. Solucionamos também outro mistério: a formação de rolos de neve.

É verão, está o maior calor no Brasil. Por isso que o Detetive virtual vai falar neste domingo (6) de gelo. No Hemisfério Norte, o frio está castigando. É a maior nevasca dos últimos 40 anos nos Estados Unidos. Vamos investigar os mistérios do inverno.
Em um vídeo que já tem mais de três milhões de acessos na internet, uma menina está em Yellowknife, no Canadá, com temperatura a -30ºC. Pois, a garota pega a água que ferveu em um bule, joga para o alto e a água evapora. A água sumiu? Seria verdade?

Em um frigorífico, vamos repetir a cena. Acontece algo bem parecido com o vídeo canadense. Parece que a água some. E é quase isso mesmo.

“Quando ela joga essa água quase fervendo para o ar, essa água expande. Na hora que ela expandiu, ela passa da fase líquida apara a fase gasosa instantaneamente, porque a pressão é mais baixa”, explica o cientista Alexandre Mello, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

A água sai muito quente da jarra, em estado líquido, quase em ebulição. Encontra uma temperatura muito fria, com pressão mais baixa, e imediatamente vira vapor. O vapor começa a condensar, quer dizer, virar água de novo, formando uma nuvem densa, cheia de gotículas de água, que se juntam e caem.

“Se o ar estiver realmente muito frio e essas gotículas de água tiverem tempo suficiente para ficar em contato com esse ar frio, elas podem congelar e caírem sob a forma de granizo”, disse ainda Alexandre Mello.

Seria uma terceira transformação em sequência. Portanto, esse vídeo é verdade. E tem outros exemplos na internet.

Em outro vídeo, vemos a neve enrolada em círculos perfeitos desenhados sobre o gelo. Seria trabalho de extraterrestres? De um compasso gigante? Está com cara de brincadeira de mau gosto de algum gaiato. Ou será que não?

O glaciologista Jefferson Cardia Simões, primeiro cientista brasileiro a estudar a neve e o gelo, explicou, direto dos Estados Unidos: “Uma neve ao redor de -3 ºC cai sobre uma capinha de gelo e, tendo vento constante, essa neve vai rolando, formando os rolos de neve”.

As condições climáticas precisam ser muito específicas para os rolinhos se formarem. A mesma coisa acontece com os círculos de gelo, que são mais raros ainda.

“É necessário que exista um redemoinho em um pequeno lago, em um riacho, com uma velocidade relativamente baixa girando. Os cristais começam a se formar no interior, no centro desse redemoinho, e passo a passo esse círculo começa a crescer”, diz o glaciologista.

É tudo verdadeiro. São ótimas brincadeiras para o inverno. Só falta fazer -30ºC no Brasil.
VEJA O VÍDEO DO FANTÁSTICO:
GLOBO VÍDEOS - GLOBO.COM

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br