Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de fevereiro de 2011

PELOTAS (RS) RESTRINGE USO DE ÁGUA POTÁVEL E DÁ MULTA PARA QUEM DESPERDIÇAR



Pelotas (RS), a cidade dos belos e bem conservados prédios antigos


Pelotas vai multar moradores que desperdiçarem água

Dificuldades no abastecimento forçaram decreto que restringe uso de água potável

SITUAÇÃO DE ALERTA NO MUNICÍPIO
O desrespeito ao decreto é passível de advertência, multa de R$ 276,20 e corte no fornecimento de água.
As dificuldades no abastecimento de água, decorrentes do longo período de estiagem no sul do Estado, forçaram o prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter Jr., a decretar situação de alerta na área urbana do município. O Decreto 5.352 foi assinado no final da tarde de segunda-feira.


Com a medida, fica restringido o uso de água potável para lavar veículos, prédios, calçadas, irrigar jardins, reposição ou troca de água de piscinas e reservatórios, além de impor restrições do uso de água para indústrias, comércios e residências. O desrespeito ao decreto é passível de advertência, multa de R$ 276,20 e corte no fornecimento de água.


O Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) explica que antes de qualquer advertência, realizará ações educativas para evitar o desperdício de água.


O decreto, que tem validade de 90 dias, podendo ser renovado por mais 90, também permite que a prefeitura imponha racionamento.


Não chove o suficiente desde novembro
Desde novembro não chove em quantidade suficiente para recuperar os mananciais de água no sul do Estado. Hoje, a Barragem Santa Bárbara, que abastece metade da população de Pelotas, está com seu nível 2,30m abaixo do normal, ponto considerado crítico para a captação de água para tratamento.



A situação levou o Sanep a instalar uma nova bomba, com maior capacidade de vazão (600 litros por segundo, a anterior tinha vazão de 40 litros por segundo) em um ponto mais profundo da barragem. Essa medida adia em 40 dias a necessidade de transposição de água do Arroio Pelotas para a Barragem, uma operação cara e que oferece riscos ambientais.


O consumo da cidade diminui o nível da barragem em 1cm por dia. 


























































BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br