Campanha contra a dengue em Pindamonhangaba/SP
Saneamento e educação são desafios na luta contra a dengue
O Liberal - PA / Online
10/02/2011
O saneamento básico e a educação são os maiores desafios na luta contra a dengue. O despejo irregular de lixo e a falta de conscientização da população dificultam o trabalho do poder público, muitas vezes responsabilizado pelos casos da doença e eventuais óbitos. Ontem foi o Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue, promovido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com o tema "Ambiente saudável livre da dengue".
No Pará, o órgão preparou um evento, na manhã de ontem, com o objetivo de unificar esforços com o governo do Estado e a Prefeitura de Belém para combater a doença. Este ano já foram feitas 2.200 notificações de casos e nove óbitos (um descartado, um confirmado e sete sendo investigados). A programação incluiu atividades e brincadeiras educativas para estudantes convidados, um laboratório, além de uma vistoria em alguns trechos da avenida Visconde de Souza Franco, onde fica a sede da Funasa em Belém.
O superintendente estadual da Funasa, Florivaldo Martins, afirma que faltam mais projetos de saneamento e compromisso da população para combater a dengue. Na opinião dele, se esses dois fatores forem combinados, seria possível erradicar a doença rapidamente. Nos três últimos anos foram aprovados 88 projetos de saneamento, incluindo coleta de resíduos, melhoramento sanitário e abastecimento de água. "Nossa meta, a partir do Dia Nacional de Mobilização, é aumentar a prevenção.
Um dos nossos objetivos é levar saneamento básico para todos os municípios com menos de 50 mil habitantes, além de visitar estes locais e levar informação. Já temos 20 municípios capacitados e com núcleos de atendimento. Também temos um laboratório móvel de análise da qualidade da água. Queremos agregar as comunidades além de unir esforços com o governo", comentou. Fonte: O Liberal/TRATA BRASIL
LEIA MAIS:
Sespa participa do Dia Nacional de Mobilização
contra a Dengue - PARÁ - Clique
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br