Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

VISITE SALVEMOS SAO CONRADO

VISITE SALVEMOS SAO CONRADO
VISITE, CONHEÇA E DIVULGUE A PÁGINA "SALVEMOS SÃO CONRADO", UM MODELO DE ATIVIDADE COMUNITÁRIA EM DEFESA DE SEUS RECURSOS NATURAIS, EM ESPECIAL DE SUA PRAIA E SUAS ÁGUAS - Clique no Banner - (Civilidade é o respeito pelas normas de convívio entre os membros duma sociedade organizada.)

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de fevereiro de 2011

SOS LENÇOL FREÁTICO DE MATÃO (SP) - LIXO TÓXICO AMEAÇA A ÁGUA DA CIDADE


Estação ferroviária de Matão -   Foto Henrique Aparecido

Lixo tóxico abandonado pode contaminar o lençol freático


Tambores com produtos químicos estão armazenados na antiga estação ferroviária

LIXO TÓXICO ABANDONADO

Uma grande quantidade de lixo tóxico abandonado na antiga estação ferroviária de Matão, região Central do Estado de São Paulo, pode contaminar o lençol freático. Tudo está armazenado em centenas de tambores e alguns estão corroídos pela ação do tempo.
(não abrindo, clique para ver o vídeo)


Todos os 650 tambores com 200 litros cada têm sinal de ferrugem e alguns estão completamente comprometidos. Eles estão um ao lado do outro em meio ao mato alto e restos de outros produtos recicláveis.
O cheiro ácido de solventes e produtos químicos é forte no local. Em alguns deles, é possível ver a descrição. Produto inflamável exposto a céu aberto, sob sol e chuva. Muitos estão vazando.
Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), os problemas começaram há um ano e também existe o risco de contaminação do solo.
A empresa de reciclagem que funcionava no local não tem alvará. O dono, que está preso por outros motivos, não fez nenhum tipo de regularização.
Agora, a prefeitura, a Cetesb e a empresa que assumiu a malha ferroviária devem fazer a retirada dos tambores a partir de segunda-feira (14). “Tudo será encaminhado para um local devido em Santa Catarina. Isso deve demorar um prazo de 40 ou 50 dias”, disse o secretário de Fazenda Moacir José Bertaci.
De acordo com o gerente da Cesteb, Jorge Guimarães, o Ministério Público será informado da situação. “Até por uma obrigação da Cesteb, para que se for o caso ele desenvolva um inquérito policial das empresas que tenham lançado nesse local”. Fonte: EPTV - Globo.com
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br