Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

DIA DA TERRA 2014

DIA DA TERRA 2014
O que fizermos para o nosso PLANETA TERRA será sentido e colhido pelos nossos filhos, netos e bisnetos nas próximas décadas. Poderão ser ações destruidoras ou benéficas...lembrem-se que nossas ações serão cobradas ou valorizadas por nossas gerações futuras! <\b>

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de fevereiro de 2011

AS CIDADES DE SÃO MARCOS, VACARIA E FLORES DA CUNHA RENOVAM COM A CORSAN VISANDO PROJETOS PARA TRATAMENTO DE ESGOTOS



Obras podem levar 25 anos - Pioneiro - RS / Online

11/02/2011
São Marcos, Vacaria e Flores da Cunha já renovaram seus contratos com a Corsan e as três têm projetos para o tratamento de esgoto, hoje de 0%.
Em São Marcos, a renovação ocorreu em dezembro do ano passado. De acordo com o contrato, além do tratamento de esgoto, será ampliada a barragem São Luiz, que abastece a cidade. Em um prazo longo de 25 anos, 100% do esgoto do município terá tratamento. A previsão é de que sejam construídas três ETEs.
- O município fará parcerias de estudo com a Corsan para pensar em locais para as futuras estações de tratamento. No momento, eles não estão definidos - explica o secretário de Planejamento de São Marcos, Luiz Brochetto.
O contrato de Vacaria foi renovado em agosto de 2010 e prevê a construção de redes coletoras de esgoto que atinjam toda a cidade. A Corsan e a prefeitura já estão em processo de captação de verbas junto ao Ministério das Cidades via PAC 2.
Em Flores da Cunha, a renovação do contrato de prestação de serviços de água foi renovado junto com a assinatura do contrato de tratamento de esgoto.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento de Flores da Cunha, Paulo Ribeiro, o projeto contempla a construção de seis ETEs. A maior delas será construída na localidade de Travessão Lagoa Bela em, no máximo, 10 anos.
- Essa estação atenderá 70% do município e a previsão é de que o projeto seja orçado em cerca de R$ 13 milhões - afirma Ribeiro.
CAXIAS DO SUL É UM EXEMPLO
Caxias do Sul lidera o ranking nacional de cidades que mais ampliaram as redes de esgoto no Brasil em cinco anos, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas e Instituto Trata Brasil . O crescimento foi superior a 2000% entre 2003 e 2008. Foram construídos 1.345 quilômetros de redes de esgoto no período. 
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) tem 15% do esgoto tratado.TarifaSuperintendente da região Nordeste da Corsan, Alexsander Cerentini Pacico adianta que, quando o serviço de tratamento de esgoto estiver operando, haverá a cobrança de uma taxa extra na conta de água. Fonte: TRATA BRASIL

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br