Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

VISITE SALVEMOS SAO CONRADO

VISITE SALVEMOS SAO CONRADO
VISITE, CONHEÇA E DIVULGUE A PÁGINA "SALVEMOS SÃO CONRADO", UM MODELO DE ATIVIDADE COMUNITÁRIA EM DEFESA DE SEUS RECURSOS NATURAIS, EM ESPECIAL DE SUA PRAIA E SUAS ÁGUAS - Clique no Banner - (Civilidade é o respeito pelas normas de convívio entre os membros duma sociedade organizada.)

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de fevereiro de 2011

VII DIÁLOGO INTERAMERICANO SOBRE GESTÃO DA ÁGUA 2011 - COLÔMBIA



Colômbia será sede do VII Diálogo Interamericano sobre a Gestão da Água em 2011 
  
O anúncio formal foi feito pela Ministra do Meio Ambiente da Colômbia simultaneamente na reunião sobre Desenvolvimento Sustentável da OEA, na República Dominicana, e em Bogotá. 
  
A cidade de Medellín (Colômbia) será a sede do VII Diálogo Interamericano sobre a Gestão da Água (D7), maior evento sobre gestão de recursos hídricos do continente em 2011, promovido pela Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH). O anúncio foi feito simultaneamente no dia 19 de novembro em Bogotá e em Santo Domingo, por ocasião da II Reunião de Ministros e Autoridades do Desenvolvimento Sustentável das Américas, promovida pela Organização dos Estados Americanos (OEA). 
  
A ministra do Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Territorial da Colômbia, Dra. Beatriz Uribe Botero, e o vice-ministro do Meio Ambiente, Dr. Carlos Castaño Uribe, compartilharam a notícia com a mídia, em Bogotá, e com as delegações dos 34 países que integram a OEA. Em Santo Domingo a delegação da Colômbia convidou a Presidente  e o secretário da Rede Interamericana, respectivamente Rhonda Harris, dos Estados Unidos, e Alberto Palombo, da Venezuela, a fazerem a apresentação do evento às delegações dos países e outras organizações internacionais presentes. 
  
“O povo da Colômbia aproveita esta oportunidade, para convidar a todos os países das Américas ao VII Diálogo Interamericano sobre a Gestão da Água (D7), que se realizará na cidade de Medellín, Colômbia, de 13 a 19 de novembro de 2011. O D7 é um encontro aberto aos atores da gestão da água no hemisfério. Todos são convidados e exortados a participar”, declarou Castaño. 
  
A presidente da RIRH declarou que “o próximo Diálogo (D7) é uma reunião crucial para fortalecer a colaboração entre os interessados na gestão da água e o meio ambiente na região. Mais do que una reunião, o Diálogo faz parte de um processo que permite avaliar o avanço da política hídrica na região e indicar as necessidades pontuais dos responsáveis pela gestão da água”, complementou. 
  
O principal objetivo do D7 é refletir sobre que avanços houve na gestão integrada dos recursos hídricos na região, assim como os desafios e demandas para o futuro. Para isso, a dinâmica de discussão inclui um processo que dura vários meses, começando no Dia Mundial da Água de 2011, e chegando ao D7 como um momento nesse processo para consolidar recomendações. 
  
Entre os temas propostos para o D7, se encontram os seguintes: 
  
1. “Água para o Futuro” – A juventude e a água. 
2. Gestão da água em um Ambiente de Mudanças, incluindo as mudanças climáticas. 
3. O Compromisso dos Atores em Cumprir suas Responsabilidades pela Gestão da Água. 
4. A adoção de Políticas Públicas para a Gestão da Água nos Países da Região. 
5. O Financiamento da Gestão da Água em Benefício da Sociedade como um Todo. 
  

Além dos principais temas, foram abordados também temas transversais como a participação pública na gestão da água e o papel da comunicação na construção de uma cultura da água. Como nos Diálogos anteriores, também se discutirão mecanismos de colaboração para a gestão de recursos hídricos transfronteiriços, sendo um tema de suma importância para a região, onde se encontram algumas das maiores bacias e aqüíferos do mundo, como os casos da bacia Amazônica, Prata, Orinoco, Colorado, Bravo, entre outras, além do Aquífero Guarani. 
  
O secretário da Rede, Alberto Palombo, ressaltou que “para que o Diálogo seja frutífero, todos os atores devem se envolver no processo do D7 para fazer uma interação profunda e aberta entre instituições públicas e privadas locais, nacionais e internacionais; a sociedade civil organizada; o setor privado; a academia e os centros de pesquisa; os meios de comunicação e, não menos importante, os jovens encarregados de executar as políticas da água no futuro, pois são atores da gestão compartilhada de um recurso fundamental para a vida que é objeto de conflitos e impactos em termos de qualidade, quantidade e temporalidade”. 
  
Luis Alfonso Escobar, Diretor Geral da Corporação Regional do Centro de Antioquia (CORANTIOQUIA), entidade designada como anfitriã local do D7, destacou a oportunidade que representa para a Colômbia trazer ao país uma discussão relevante sobre a gestão da água, em um momento em que o país se envolve em uma Missão da Água, como foi anunciado pelo governo. “O VII Diálogo é importante para a Colômbia e para todos os países que estão enfrentando sérios desafios na gestão dos recursos hídricos. A água é um recurso fundamental e estratégico para o país. Esperamos organizar um encontro à altura dos desafios inter-geracionais que vamos enfrentar a médio e longo prazo”, complementou. 
  
Os organizadores do D7 convidaram para participar grandes personalidades como ganhadores de prêmios Nobel, Goldman e Estocolmo de Água, dirigentes da OEA e das Nações Unidas, funcionários de organismos financeiros multilaterais, líderes nacionais e internacionais relacionados com a água e o meio ambiente, além de líderes da juventude. 
  
O D7 é organizado conjuntamente pela Rede Interamericana de Recursos Hídricos e o povo colombiano, por meio do Ministério do Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Territorial e a Corporação Regional do Centro de Antioquia (CORANTIOQUIA), entidades anfitriãs do Diálogo.  Conta ainda com o apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA), o Governo do Departamento de Antioquia, a Prefeitura de Medellín,  bem como de várias instituições do Sistema das Nações Unidas, organismos multilaterais de financiamento e outras entidades públicas e privadas relacionadas com a gestão da água na Colômbia e em outros países das Américas. 
  
Além do Vice-ministro Carlos Castaño estiveram presentes na solenidade o Sr. Cletus Springer, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da OEA e Vice-presidente da RIRH, o Sr. Maximiliano Campos, da OEA, responsável pela coordenação da participação formal dos países nos eventos da RIRH e a Sra. Paola Piza Cossio, Diretora de Turismo Corporativo do Bureau de Convenções e Visitantes de Medellín, que presta apoio logístico para a organização do D7. 
  
Os interessados em participar e acompanhar o processo da organização do D7 podem obter informações adicionais no portal da RIRH, http://www.rirh.org, ou escrever paraD7@rirh.org. 
  
------------------------------------------------------------
IWRN Executive Committee / Comité Ejecutivo de la RIRH
E-Mail: Secretariat@iwrn.org
Web: http://www.iwrn.org
Tel/Fax: +55 61 3032-3200
Tel USA: +1 407 378-4900

IWRN - A Water Network for All
RIRH - Una Red del Agua para Todos

FONTE:
FONASC-CBH - Escritório: 
CLN 107 bloco D sala 211 CEP 70743-540 - Brasília - DF
Fones: (61) 32027448 - (61) 99996191 

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br