Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

DIA DA TERRA 2014

DIA DA TERRA 2014
O que fizermos para o nosso PLANETA TERRA será sentido e colhido pelos nossos filhos, netos e bisnetos nas próximas décadas. Poderão ser ações destruidoras ou benéficas...lembrem-se que nossas ações serão cobradas ou valorizadas por nossas gerações futuras! <\b>

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de fevereiro de 2011

VII DIÁLOGO INTERAMERICANO SOBRE GESTÃO DA ÁGUA 2011 - COLÔMBIA



Colômbia será sede do VII Diálogo Interamericano sobre a Gestão da Água em 2011 
  
O anúncio formal foi feito pela Ministra do Meio Ambiente da Colômbia simultaneamente na reunião sobre Desenvolvimento Sustentável da OEA, na República Dominicana, e em Bogotá. 
  
A cidade de Medellín (Colômbia) será a sede do VII Diálogo Interamericano sobre a Gestão da Água (D7), maior evento sobre gestão de recursos hídricos do continente em 2011, promovido pela Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH). O anúncio foi feito simultaneamente no dia 19 de novembro em Bogotá e em Santo Domingo, por ocasião da II Reunião de Ministros e Autoridades do Desenvolvimento Sustentável das Américas, promovida pela Organização dos Estados Americanos (OEA). 
  
A ministra do Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Territorial da Colômbia, Dra. Beatriz Uribe Botero, e o vice-ministro do Meio Ambiente, Dr. Carlos Castaño Uribe, compartilharam a notícia com a mídia, em Bogotá, e com as delegações dos 34 países que integram a OEA. Em Santo Domingo a delegação da Colômbia convidou a Presidente  e o secretário da Rede Interamericana, respectivamente Rhonda Harris, dos Estados Unidos, e Alberto Palombo, da Venezuela, a fazerem a apresentação do evento às delegações dos países e outras organizações internacionais presentes. 
  
“O povo da Colômbia aproveita esta oportunidade, para convidar a todos os países das Américas ao VII Diálogo Interamericano sobre a Gestão da Água (D7), que se realizará na cidade de Medellín, Colômbia, de 13 a 19 de novembro de 2011. O D7 é um encontro aberto aos atores da gestão da água no hemisfério. Todos são convidados e exortados a participar”, declarou Castaño. 
  
A presidente da RIRH declarou que “o próximo Diálogo (D7) é uma reunião crucial para fortalecer a colaboração entre os interessados na gestão da água e o meio ambiente na região. Mais do que una reunião, o Diálogo faz parte de um processo que permite avaliar o avanço da política hídrica na região e indicar as necessidades pontuais dos responsáveis pela gestão da água”, complementou. 
  
O principal objetivo do D7 é refletir sobre que avanços houve na gestão integrada dos recursos hídricos na região, assim como os desafios e demandas para o futuro. Para isso, a dinâmica de discussão inclui um processo que dura vários meses, começando no Dia Mundial da Água de 2011, e chegando ao D7 como um momento nesse processo para consolidar recomendações. 
  
Entre os temas propostos para o D7, se encontram os seguintes: 
  
1. “Água para o Futuro” – A juventude e a água. 
2. Gestão da água em um Ambiente de Mudanças, incluindo as mudanças climáticas. 
3. O Compromisso dos Atores em Cumprir suas Responsabilidades pela Gestão da Água. 
4. A adoção de Políticas Públicas para a Gestão da Água nos Países da Região. 
5. O Financiamento da Gestão da Água em Benefício da Sociedade como um Todo. 
  

Além dos principais temas, foram abordados também temas transversais como a participação pública na gestão da água e o papel da comunicação na construção de uma cultura da água. Como nos Diálogos anteriores, também se discutirão mecanismos de colaboração para a gestão de recursos hídricos transfronteiriços, sendo um tema de suma importância para a região, onde se encontram algumas das maiores bacias e aqüíferos do mundo, como os casos da bacia Amazônica, Prata, Orinoco, Colorado, Bravo, entre outras, além do Aquífero Guarani. 
  
O secretário da Rede, Alberto Palombo, ressaltou que “para que o Diálogo seja frutífero, todos os atores devem se envolver no processo do D7 para fazer uma interação profunda e aberta entre instituições públicas e privadas locais, nacionais e internacionais; a sociedade civil organizada; o setor privado; a academia e os centros de pesquisa; os meios de comunicação e, não menos importante, os jovens encarregados de executar as políticas da água no futuro, pois são atores da gestão compartilhada de um recurso fundamental para a vida que é objeto de conflitos e impactos em termos de qualidade, quantidade e temporalidade”. 
  
Luis Alfonso Escobar, Diretor Geral da Corporação Regional do Centro de Antioquia (CORANTIOQUIA), entidade designada como anfitriã local do D7, destacou a oportunidade que representa para a Colômbia trazer ao país uma discussão relevante sobre a gestão da água, em um momento em que o país se envolve em uma Missão da Água, como foi anunciado pelo governo. “O VII Diálogo é importante para a Colômbia e para todos os países que estão enfrentando sérios desafios na gestão dos recursos hídricos. A água é um recurso fundamental e estratégico para o país. Esperamos organizar um encontro à altura dos desafios inter-geracionais que vamos enfrentar a médio e longo prazo”, complementou. 
  
Os organizadores do D7 convidaram para participar grandes personalidades como ganhadores de prêmios Nobel, Goldman e Estocolmo de Água, dirigentes da OEA e das Nações Unidas, funcionários de organismos financeiros multilaterais, líderes nacionais e internacionais relacionados com a água e o meio ambiente, além de líderes da juventude. 
  
O D7 é organizado conjuntamente pela Rede Interamericana de Recursos Hídricos e o povo colombiano, por meio do Ministério do Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Territorial e a Corporação Regional do Centro de Antioquia (CORANTIOQUIA), entidades anfitriãs do Diálogo.  Conta ainda com o apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA), o Governo do Departamento de Antioquia, a Prefeitura de Medellín,  bem como de várias instituições do Sistema das Nações Unidas, organismos multilaterais de financiamento e outras entidades públicas e privadas relacionadas com a gestão da água na Colômbia e em outros países das Américas. 
  
Além do Vice-ministro Carlos Castaño estiveram presentes na solenidade o Sr. Cletus Springer, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da OEA e Vice-presidente da RIRH, o Sr. Maximiliano Campos, da OEA, responsável pela coordenação da participação formal dos países nos eventos da RIRH e a Sra. Paola Piza Cossio, Diretora de Turismo Corporativo do Bureau de Convenções e Visitantes de Medellín, que presta apoio logístico para a organização do D7. 
  
Os interessados em participar e acompanhar o processo da organização do D7 podem obter informações adicionais no portal da RIRH, http://www.rirh.org, ou escrever paraD7@rirh.org. 
  
------------------------------------------------------------
IWRN Executive Committee / Comité Ejecutivo de la RIRH
E-Mail: Secretariat@iwrn.org
Web: http://www.iwrn.org
Tel/Fax: +55 61 3032-3200
Tel USA: +1 407 378-4900

IWRN - A Water Network for All
RIRH - Una Red del Agua para Todos

FONTE:
FONASC-CBH - Escritório: 
CLN 107 bloco D sala 211 CEP 70743-540 - Brasília - DF
Fones: (61) 32027448 - (61) 99996191 

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br