Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

DIA DA TERRA 2014

DIA DA TERRA 2014
O que fizermos para o nosso PLANETA TERRA será sentido e colhido pelos nossos filhos, netos e bisnetos nas próximas décadas. Poderão ser ações destruidoras ou benéficas...lembrem-se que nossas ações serão cobradas ou valorizadas por nossas gerações futuras! <\b>

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de fevereiro de 2011

PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DE JOÃO PESSOA (PB) EM DISCUSSÃO


Foto do Parque Solón de Lucena, no centro da cidade de João Pessoa. (Autor: Governo do Estado da Paraíba - GNU Free Documentation License)

Vereadores e secretários de JP discutem Plano de Saneamento 

PB Já /Online

11/02/2011
Como construir de forma coletiva o Plano de Saneamento Básico de João Pessoa? 
Esta é a pergunta que vai direcionar o diálogo entre a sociedade civil, vereadores e secretários de João Pessoa durante um café da manhã nesta sexta-feira (11), no Ouro Branco Praia Hotel. O evento será promovido pela Concern Universal Brasil e seus parceiros locais, a Casa Pequeno Davi e a Pastoral do Menor, e pretende ser um primeiro passo na direção da construção do plano da capital.
Incentivando seminários, oficinais e audiências públicas, a Concern Universal quer envolver a população na elaboração dos planos de Saneamento Básico dos órgãos responsáveis.
Por exigência da Lei do Saneamento, os titulares dos serviços são obrigados a elaborar seus planos municipais para os quatro serviços que compõem o saneamento ambiental: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais. Além disso, a lei fixava o prazo de dezembro de 2010 para que cada município concluísse seu plano.
Esgotamento sanitário na Paraíba
Segundo dados do IBGE (Pnad/2008), 457 mil residências em toda a Paraíba não contam com coleta de esgoto ou, pelo menos, fossa séptica, o que representa 42% da população. Em João Pessoa, menos da metade da população tem acesso a esgotamento sanitário (49,8%), de acordo com um levantamento da Fundação Getúlio Vargas e Instituto Trata Brasil, publicado em julho de 2010.
O mesmo estudo indica que a ausência de esgotamento sanitário incide diretamente na qualidade de vida da população, o que tem repercussão inclusive na economia local, já que o acesso a este serviço pode repercutir em um aumento superior a 13% na produtividade dos/as trabalhadores/as.
João Pessoa é a 38ª cidade no ranking do saneamento nas 81 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes, enquanto Campina Grande é a 18ª, com 73,6% da população tendo acesso ao esgotamento sanitário, que é 100% tratado.

http://pbja.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4276&Itemid=9999

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br