Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

DIA DA TERRA 2014

DIA DA TERRA 2014
O que fizermos para o nosso PLANETA TERRA será sentido e colhido pelos nossos filhos, netos e bisnetos nas próximas décadas. Poderão ser ações destruidoras ou benéficas...lembrem-se que nossas ações serão cobradas ou valorizadas por nossas gerações futuras! <\b>

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de fevereiro de 2011

PRAIA DO JURERÊ PERDE BANDEIRA AZUL INTERNACIONAL




(do Blog emeira junior-SC)

Jurerê Internacional terá que se esforçar para recuperar o selo de qualidade Bandeira Azul

Jurerê Internacional foi a primeira praia da América Latina a ganhar o selo, e agora, é a primeira a perdê-lo. O cumprimento e a manutenção dos 33 critérios — alguns obrigatórios e outros recomendáveis — que garantem o selo e sua permanência, são de responsabilidade do município.

03/02/2011

Jurerê Internacional terá que se esforçar para recuperar o selo de qualidade Bandeira Azul

O título tem exigências que a prefeitura de Florianópolis considera de difícil cumprimento

http://www.flickr.com/photos/jurereinternacional/4910591031/in/photostream/
Reconquistar o selo de qualidade Bandeira Azul — perdido no dia 27 de janeiro — não será uma tarefa fácil para a Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis. O título, concedido pela instituição internacional FEE (Foundation for Environmental Education) a praias ou marinas com excelente gestão ambiental, tem uma série de exigências que a prefeitura da Capital considera de difícil cumprimento.

Jurerê Internacional foi a primeira praia da América Latina a ganhar o selo, e agora, é a primeira a perdê-lo. O cumprimento e a manutenção dos 33 critérios — alguns obrigatórios e outros recomendáveis — que garantem o selo e sua permanência, são de responsabilidade do município. Problemas de manutenção e prestação de serviços na praia do Norte da Ilha foram os motivos apontados pela coordenação do Programa Bandeira Azul para a perda do certificado concedido na temporada 2009/2010.

— Volume muito grande de lixo pequeno, que o mar leva embora, como ponta de cigarro e tampas de latinhas; um dos dois postos de salva vidas fechado durante três dias, no mínimo; e tábuas quebradas nas passarelas de acesso à praia são alguns dos problemas que encontramos. A questão é que a prefeitura soluciona os problemas e eles voltam com muita rapidez — observou Leana Paula Bernardi, coordenadora do programa no Brasil, operado nacionalmente pelo Instituto Ambiental Ratones, de Florianópolis.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Carlos Rauen, lamentou a perda do selo:

— Foi uma pena, mas infelizmente não houve possibilidade de cumprir as exigências permanentemente, em função do grande número de turistas em Jurerê Internacional na temporada, incompatível com a estrutura da prefeitura — disse Rauen.

Carlos Leite, diretor do grupo Habitasul, empreendedor do loteamento Jurerê Internacional, observa que houve um esforço da comunidade e também da prefeitura.
— Infelizmente, não foi suficiente para a manutenção da bandeira. O grupo Habitasul participa como apoiador das ações necessárias ao cumprimento das exigências, mas a responsabilidade é do poder público — concluiu o empresário.

— A Praia de Jurerê Internacional perdeu o certificado, mas espero que a prefeitura solicite novamente o selo porque a praia tem condições de ter a Bandeira Azul — afirmou a coordenadora Leana. Fonte: GLOBAL GARBAGE
DIÁRIO CATARINENSE

Leia também:


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br