Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

VISITE SALVEMOS SAO CONRADO

VISITE SALVEMOS SAO CONRADO
VISITE, CONHEÇA E DIVULGUE A PÁGINA "SALVEMOS SÃO CONRADO", UM MODELO DE ATIVIDADE COMUNITÁRIA EM DEFESA DE SEUS RECURSOS NATURAIS, EM ESPECIAL DE SUA PRAIA E SUAS ÁGUAS - Clique no Banner - (Civilidade é o respeito pelas normas de convívio entre os membros duma sociedade organizada.)

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de fevereiro de 2011

PRAIA DO JURERÊ PERDE BANDEIRA AZUL INTERNACIONAL




(do Blog emeira junior-SC)

Jurerê Internacional terá que se esforçar para recuperar o selo de qualidade Bandeira Azul

Jurerê Internacional foi a primeira praia da América Latina a ganhar o selo, e agora, é a primeira a perdê-lo. O cumprimento e a manutenção dos 33 critérios — alguns obrigatórios e outros recomendáveis — que garantem o selo e sua permanência, são de responsabilidade do município.

03/02/2011

Jurerê Internacional terá que se esforçar para recuperar o selo de qualidade Bandeira Azul

O título tem exigências que a prefeitura de Florianópolis considera de difícil cumprimento

http://www.flickr.com/photos/jurereinternacional/4910591031/in/photostream/
Reconquistar o selo de qualidade Bandeira Azul — perdido no dia 27 de janeiro — não será uma tarefa fácil para a Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis. O título, concedido pela instituição internacional FEE (Foundation for Environmental Education) a praias ou marinas com excelente gestão ambiental, tem uma série de exigências que a prefeitura da Capital considera de difícil cumprimento.

Jurerê Internacional foi a primeira praia da América Latina a ganhar o selo, e agora, é a primeira a perdê-lo. O cumprimento e a manutenção dos 33 critérios — alguns obrigatórios e outros recomendáveis — que garantem o selo e sua permanência, são de responsabilidade do município. Problemas de manutenção e prestação de serviços na praia do Norte da Ilha foram os motivos apontados pela coordenação do Programa Bandeira Azul para a perda do certificado concedido na temporada 2009/2010.

— Volume muito grande de lixo pequeno, que o mar leva embora, como ponta de cigarro e tampas de latinhas; um dos dois postos de salva vidas fechado durante três dias, no mínimo; e tábuas quebradas nas passarelas de acesso à praia são alguns dos problemas que encontramos. A questão é que a prefeitura soluciona os problemas e eles voltam com muita rapidez — observou Leana Paula Bernardi, coordenadora do programa no Brasil, operado nacionalmente pelo Instituto Ambiental Ratones, de Florianópolis.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Carlos Rauen, lamentou a perda do selo:

— Foi uma pena, mas infelizmente não houve possibilidade de cumprir as exigências permanentemente, em função do grande número de turistas em Jurerê Internacional na temporada, incompatível com a estrutura da prefeitura — disse Rauen.

Carlos Leite, diretor do grupo Habitasul, empreendedor do loteamento Jurerê Internacional, observa que houve um esforço da comunidade e também da prefeitura.
— Infelizmente, não foi suficiente para a manutenção da bandeira. O grupo Habitasul participa como apoiador das ações necessárias ao cumprimento das exigências, mas a responsabilidade é do poder público — concluiu o empresário.

— A Praia de Jurerê Internacional perdeu o certificado, mas espero que a prefeitura solicite novamente o selo porque a praia tem condições de ter a Bandeira Azul — afirmou a coordenadora Leana. Fonte: GLOBAL GARBAGE
DIÁRIO CATARINENSE

Leia também:


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br