Caminhão sofre acidente e derrama produto corrosivo em SP
O Córrego do Una é afluente do Rio Tietê e em 02 de janeiro transbordou e fez 15 famílias deixar suas casas em Itaquaquecetuba
11 de fevereiro de 2011 • 17h58
Um caminhão sofreu um acidente na noite desta quinta-feira, em Itaquaquecetuba, provocando o vazamento de hidróxido de sódio aquoso e corante. Segundo técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que atenderam a ocorrência, os produtos químicos não chegaram a atingir os corpos d'água - significativas acumulações de água de água, como oceanos, mares e lagos-, ficando retidos no sistema de drenagem da estrada.
O veículo levava uma carga de sete contêineres plásticos protegidos por uma estrutura metálica com seis mil litros de hidróxido de sódio aquoso, produto altamente corrosivo, e mil litros de corante, com destino a uma indústria de papel na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
Ao tentar fazer um retorno, o caminhão teve a cinta de retenção que prende os contêineres à carroceria rompida, fazendo com que a carga caísse na via pública.
Cinco embalagens com hidróxido de sódio se romperam causando o vazamento do produto no solo. A embalagem com o corante também apresentou um pequeno vazamento. Os líquidos, misturados, atingiram o sistema de drenagem da via, ficando retidos a cerca de 500 m do ponto de vazamento.
Os técnicos da Cetesb vistoriaram a área e constataram que o efluente líquido não atingiu o Córrego do Una, permanecendo retido na galeria de águas pluviais. O produto restante nas embalagens foi recolhido em bombonas plásticas. O material vazado, junto com resíduos que se encontravam no asfalto, foi recolhido em sacos plásticos. A via pública foi lavada e o efluente recolhido por dois caminhões-vácuo.
Estima-se que vazaram, aproximadamente, 3 mil litros de hidróxido de sódio e 100 litros do corante. Todo o material recolhido, tanto o material que restou nas embalagens como o vazado, foi levado para a base da transportadora responsável pelo veículo, situada na cidade de Mogi das Cruzes, para posterior destinação em local a ser autorizada pela Cetesb.
Fonte:
FONASC-CBH - Escritório:
CLN 107 bloco D sala 211 CEP 70743-540 - Brasília - DF
Fones: (61) 32027448 - (61) 99996191
LEIA MAIS
Caminhão derruba soda cáustica no córrego de Una, na
Grande São Paulo - clicar
SP: Vazamento de soda cáustica já foi controlado, diz Defesa Civil - clicar
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br