Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

DIA DA TERRA 2014

DIA DA TERRA 2014
O que fizermos para o nosso PLANETA TERRA será sentido e colhido pelos nossos filhos, netos e bisnetos nas próximas décadas. Poderão ser ações destruidoras ou benéficas...lembrem-se que nossas ações serão cobradas ou valorizadas por nossas gerações futuras! <\b>

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de fevereiro de 2011

SOS PEIXES DO RIO SÃO FRANCISCO - ESPÉCIES NATIVAS SÃO DEPOSITADAS NA FOZ




Peixes são colocados nas águas do São Francisco


Foz do São Francisco é repovoada durante Festa 


de Bom Jesus dos Navegantes


18:50 - 14/02/2011

Da Redação com informações da Ascom-Codevasf
Um milhão de alevinos de espécies nativas do “Velho Chico” foram depositados na foz do rio São Francisco, situada entre os municípios de Piaçabuçu (AL) e Brejo Grande (SE), no domingo (13). A inserção aconteceu durante a Festa de Bom Jesus dos Navegantes e o peixamento foi realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
O peixamento ocorreu em pontos próximos a Colônia de Pescadores Z-19 e ao porto da balsa que liga Piaçabuçu (AL) à Brejo Grande (SE). Entre as espécies inseridas no rio São Francisco estão o curimatã pacu, a xira e o piau, todos produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), centro tecnológico da Codevasf situado no município de Porto Real do Colégio. Os peixes inseridos no domingo (13) deverão estar aptos para consumo em aproximadamente um ano.
“Esse peixamento que realizamos todos os anos no Bom Jesus de Piaçabuçu é fundamental para o equilíbrio ecológico da foz do São Francisco. Nossos pescadores reclamam constantemente da falta de peixes. O rio está seco com o assoreamento em alguns trechos e a população tem sofrido com a escassez de vida no Velho Chico”, declarou a secretária municipal de Meio Ambiente de Piaçabuçu, Maria Geilma Feitosa. Segundo a secretária, a prefeitura pretende tornar tradição durante a festa de Bom Jesus dos Navegantes os peixamentos na foz do São Francisco.
O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, que esteve presente ao peixamento, comemorou o sucesso de mais um peixamento promovido pela Codevasf na bacia do rio São Francisco. “Muitos pescadores têm nos procurado para comentar o aumento na oferta de peixes após as ações de peixamento. Isso para nós é bastante gratificante, pois significa a colheita dos frutos do trabalho de revitalização do São Francisco executado pela Codevasf”, afirmou.
Já o chefe de gabinete da Prefeitura de Piaçabuçu, Chico Dantas, que representou o prefeito Dalmo Santana no peixamento, mostrou-se satisfeito com os resultados da parceria entre Codevasf e poder público municipal para repovoamento da região da foz do São Francisco. “Algumas pessoas enxergam somente a festa que é realizada em torno do peixamento e não entendem a magnitude dessas ações para a vida no rio. Piaçabuçu é um município que possui uma atividade expressiva de pesca artesanal. Muitas famílias sobrevivem por gerações do pescado retirado do São Francisco. Então, quando a Codevasf coloca um milhão de peixes no rio, ela traz renda e alimento para essa população”, declarou.
Ele ainda confirmou a realização de outros peixamentos nas próximas edições da Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Piaçabuçu, mantendo a tradição de prestigiar o protetor dos navegantes com mais vida no rio São Francisco. Fonte: Tudo Na Hora - UOL
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br