Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de setembro de 2011

ÁGUAS POLUÍDAS DO RIO PINHEIROS SÃO PROIBIDAS NA BILLINGS PELA SEGUNDA VEZ




Pela 2ª vez, justiça proíbe poluir Billings
 Por: Claudia Mayara  (mayara@abcdmaior.com.br)

 
Pinheiros: proibição de reversão das águas para a represa. Foto: Luciano Vicioni
Pinheiros: proibição de reversão das águas para a represa. Foto: Luciano Vicioni
 
Ação pede proibição da reversão do rio Pinheiros para a represa, que abastece 1,6 mi de pessoas 

O relator da Câmara do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado de São Paulo, Torres de Carvalho, emitiu nesta segunda-feira (05/09) a segunda decisão favorável à proibição da reversão das águas do rio Pinheiros para a represa Billings. Carvalho negou o seguimento dos agravos de instrumento interpostos pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), empresa responsável pela represa, contra a ação popular ajuizada pelo advogado ambientalista do ABCD Virgilio Alcides de Farias para a recuperação da área de manancial.

“Esta é mais uma derrota parcial das poluidoras da Billings”, comemorou o ambientalista. Farias explicou que o documento jurídico foi emitido pelas empresas estaduais na tentativa de derrubar a primeira decisão favorável da Justiça no caso. “Eles tentaram uma medida urgente para impedir que a ação seguisse adiante. Porém, mais uma vez saímos vitoriosos”, disse.  

A primeira medida favorável saiu quando o juiz da 8ª Vara de Fazenda Pública do TJ, Kenichi Koyama, acatou a ação popular, rejeitou as argumentações e contestações apresentadas pelas rés no processo e acolheu o pedido do MP (Ministério Público) para incluir a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) nos autos, por omissão. 

Com as vitórias parciais, Farias segue otimista quanto à decisão final. “Até agora todas as decisões e despachos têm sido positivos. Então, tudo converge para que a sentença final também seja favorável à ação popular”, revelou. O julgamento da ação ainda segue sem data. “Estamos aguardando a manifestação da Cetesb nos autos. Só depois disso sairá a sentença decisiva”, explicou.
Em nota, a Sabesp explicou que não pode se pronunciar sobre os processos em curso. E a Emae disse que aguardará a apreciação do mérito da ação para se manifestar sobre o assunto. 

Bombeamento - Preocupado com os bombeamentos das águas poluídas do rio Pinheiros para a Billings, Farias entrou com uma ação, em janeiro deste ano, contra a Emae, a Sabesp e a Prefeitura de São Paulo. Além de exigir o fim do bombeamento, o objetivo da ação é impedir o despejo do esgoto in natura e a remoção do lixo submerso na represa. A Billings é um dos principais reservatórios da Região Metropolitana de São Paulo e abastece 1,6 milhão de pessoas.

Atualmente, quatro unidades na Usina Elevatória de Traição e oito unidades na Usina Elevatória de Pedreira fazem os bombeamentos do rio Pinheiros para a Billings. De acordo com os dados da Emae, entre janeiro e abril deste ano, período em que se observam chuvas acima da média, o bombeamento foi acionado 17 vezes, com vazão média bombeada de 24 m³ por segundo. Porém, o Estado anunciou a compra de mais três bombas, o que significará um aumento da capacidade para 140m³/s. Os novos equipamentos foram encomendados ao custo de R$ 190 milhões e deverão ser implantados até 2013



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

5 comentários:

  1. Quero lembrar que o Rio Pinheiros entre as elevatórias, sumiu. Foi roubado e nunca mais o devolveram. Em seu lugar foi feito um dreno; Dreno do Brooklin, hoje Av. Luis Carlos Berrini, cujas galerias estão subdimensionadas, não dando vazão aos córregos Enxovias, Cordeiro Águas Espraiadas, Sapateiro, etc., causando enchentes nessas bacias. Que tal devolverem o Rio Pinheiros?

    ResponderExcluir
  2. Vejam o processo nº 48500.001001368/05-22 em que a EMAE solicita a desativação do complexo externo da Usina Henry Borden a partir de 1º/10/2005. Em 17/02/2006 a SCG e SRG emitiram nota técnica recomendando o NÃO ACATAMENTO do pleito da EMAE. Ver www.aneel.gov.br/cedoc/adsp2006782.pdf

    ResponderExcluir
  3. Pedir ao Ministério Público que solicite ao Governo do Estado a devolução do Rio Pinheiros, no trecho entre as duas elevatórias (Traição e Pedreiras) acho que é matéria nobre para o Blog SOS Rios do Brasil. Aliás, é uma obrigação do Estado com a sociedade local que sofre inundações por conta das águas dos córregos não terem por onde sair.

    ResponderExcluir
  4. O que hoje chamam de Rio Pinheiros ou Canal Pinheiros Superior, nada mais é que um lago, pois está cercado em todos os lados pelas marginais e pelas elevatórias. E o pior; corre em sentido inverso ao original, que enviava suas águas (e de seus afluentes) para o Rio Tietê, porque a sua função é levar as águas bombeadas da Traição para Pedreiras e Billings.

    ResponderExcluir
  5. Os moradores das bacias atingidas pelo sumiço do Rio Pinheiros, pedem SOCORRO!!!.
    Se o Dreno do Brooklin virou avenida e não comporta mais galerias, que se use a parte inferior das marginais que, somadas, podem fazer fluir todas as águas dos córregos afluentes do antigo Rio Pinheiros. SOCORRO!!!! SOS!!! SOCORRO!!! SOS!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br