Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de setembro de 2011

SOS RIO PARAÍBA DO SUL - TRANSPOSIÇÃO PODE AFETAR ABASTECIMENTO DA ZONA DA MATA

Zona da Mata mineira abastecida pelo Rio Paraíba do Sul



Proposta é do Governo de São Paulo e já foi 

contestada pelo Rio de Janeiro

07 SET 2011


Guerra pelas águas do Paraíba entre SP, MG e RJ ?
Um projeto do Governo paulista de efetuar a transposição das águas do Rio Paraíba do Sul para abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo ameaça as propriedades mineiras que se utilizam do rio para irrigação de lavouras, consumo e atividades culturais e esportivas. Representa também um risco para o Rio de Janeiro, que já usa o Paraíba do Sul no abastecimento urbano de água e geração de energia elétrica.
Dois requerimentos aprovados na terça-feira (6) pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa pretendem debater os impactos do projeto paulista sobre os Estados de Minas e Rio de Janeiro.
Os autores dos pedidos de audiência pública são os deputados Célio Moreira (PSDB), presidente da comissão, e Délio Malheiros (PV), que quer discutir o assunto em Além Paraíba (Zona da Mata). Moreira informa que, pelo Decreto 52.748, editado em 2008 pelo governo paulista, o volume de água a ser desviado do rio para o sistema Cantareira (SP) será de 20 mil litros por segundo.
De acordo com Délio Malheiros, 30 milhões de pessoas nas regiões metropolitanas de Campinas, Santos e São Paulo serão beneficiadas. O presidente da comissão informa que o Ministério Público Federal de Campos (RJ) recomendou ao Governo de São Paulo que não inicie a obra de transposição.
Moreira afirma que o sistema de outorga de águas de uma bacia federal é realizado de maneira articulada, pois o uso dos recursos hídricos por um Estado provoca impactos em outros. Délio acrescenta que o procurador da República no Rio de Janeiro solicitou que o Governo paulista não faça a obra antes que a situação seja debatida pelas populações que utilizam o Rio Paraíba do Sul.
Rio Manso
Outro problema relacionado ao abastecimento público de água, desta vez na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), também deverá ser debatido pela ALMG. Requerimento aprovado do deputado Célio Moreira pede uma audiência pública para discutir o sistema Rio Manso, que supre 25% da demanda de água na RMBH, e a relação da Copasa com os municípios de Rio Manso e de Brumadinho. O deputado baseou seu requerimento no pedido formulado pelos prefeitos das duas cidades, que, segundo ofício encaminhado a ele, vêm sofrendo significativos impactos ambientais, sociais e econômicos ao longo dos últimos 20 anos, provocados pelo sistema Rio Manso.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Elias Adriano - Forum Fonasc-CBH08 setembro, 2011 20:41

    Os paulista entregam 2\3 de suas aguas para o RJ,e a cobrança da agua no estado do RJ,começou a pouco tempo.
    Mesmo o rio sendo de dominio federal,toda produção da agua e nas pequenas propriedade rurais paulista,que não recebem nada por isso.

    ResponderExcluir
  2. Opa opa, Elias! A água não é dos paulistas não. Ela nasce em SP e corta os Estados do RJ e MG e sua maior parte está no RJ e depois em MG. O que se discute não é o que é de um ou de outro. Água é pra produção e isso é muito importante, mas ela é também pra subsistência. Logo, mesmo que um ou outro Estado produza ou não, ninguém tem de dar nada a ninguém. Um assunto como esse não pode ser tratado como um jogo de cabo de guerra, e sim, tem de ser analisada e tomada a melhor medida pra todos, sem que disso decorra impactos para o meio ambiente, se não acaba a água pra todo mundo. Talvez, fazer um levantamento do quanto de água/habitante se consome em cada cidade e Estado possa ajudar para direcionar políticas de racionamento. Além disso, o assunto também pode ser levado pras escolas, onde seria ensinado a fechar as torneiras, enquanto se toma banho e escovamos dentes, etc, para que no futuro possa ser evitada a discussão de soluções por medidas imediatistas, de cenário. Sim! Pois, o cenário atual é político e todo mundo vem com soluções imediatistas mágicas. Transposição é uma. Seca, falta dágua para os paulistas e Alkimin já se pronunciando com essa ideia que já resolve, em tese, de imediato. Na minha região é raro faltar água e mesmo assim eu tomo banho muito bem com 5 minutos em ducha fria, fecho a torneira enquanto esfrego louça e enquanto escovo os dentes, mas te pergunto, será que todo mundo pensa e age assim?!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br