Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de setembro de 2011

MAIOR RIO SECO DO MUNDO "VOLTA A TOMAR ÁGUA"




Rio Jaguaribe em Iguatu começa a tomar água

Com as últimas precipitações registradas no Estado do Ceará, e principalmente em Iguatu, já se pode notar que o Rio Jaguaribe que passa pela cidade já começa a tomar um bom volume de água. O Jaguaribe sofre influência das variações das precipitações pluviométricas, sendo suas descargas máximas observadas na época das chuvas de janeiro a julho.
Os braços do rio Jaguaribe chegam a desaparecer em épocas de seca, o que lhe rende o título de “maior rio seco do mundo”, crescendo em volume e extensão na estação chuvosa, tornando necessário até a utilização de canoas para atravessá-lo. Quem visitar Iguatu poderá ver um espetáculo muito bonito, com o rio ganhando dimensão a cada chuva.
INVASORES RIBEIRINHOS PREOCUPAM
A nossa preocupação fica por conta de algumas pessoas que insistem em morar à beira do rio. Outro belíssimo espetáculo é a sangria do açude Orós. Informações chegadas à nossa central de jornalismo dão conta de que faltam 1,6 metros para que o açude sangre. A expectativa é das maiores. Vale destacar que o açude Orós foi construído no leito do Rio Jaguaribe, assim como o Castanhão. A nascente do rio Jaguaribe está localizada na Serra da Joaninha, Tauá, e sua foz na divisa dos municípios de Aracati e Fortim.
Fonte: Iguatu.org

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br