Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de maio de 2012

DIA DE IMPACTOS CLIMÁTICOS - FAÇA SUAS FOTOS E PUBLIQUE







   Raciel Jr. - REDE SOCIAL ARCA DE NOÉ - ITAJAÍ - SC





Caros organizadores,
O dia 5 de maio está quase aí! Escrevemos esse e-mail para dar dicas de como tirar uma boa foto. Esse ano o símbolo que conectará as ações do mundo inteiro são os pontos climáticos!
Antes disso, gostaríamos também avisá-los que o comunicado de imprensa do Dia de Impactos Climáticos está disponível aqui. Sintam-se à vontade para o adaptarem e o espalharem por aí. Além disso, um guia de mídia está disponível aqui, com modelos de comunicado de imprensa pré e pós evento que vocês também podem utilizar.
Em cada evento, as pessoas vão tirar uma foto do seu "ponto climático”, feito de tecido, papelão ou qualquer outro tipo de material. Cada um destes pontos irá representar como a mudança climática já está atingindo nossas comunidades locais. Alguns deles terão mensagens sobre o clima, outros terão imagens de algum evento climático extremo local, e alguns serão apenas um ponto sem nada escrito ou desenhado.
Abaixo você pode ver um exemplo de uma boa foto (e também super simples) que foi enviada por pessoas que foram afetadas recentemente por uma enchente em Vermont, nos Estados Unidos.
Aqui  vocês podem ver outros exemplos de boas fotos. 
Assim que os eventos locais terminarem, nós estamos pedindo para todos ao redor do mundo publicarem suas fotos. Lembre-se: a ação só termina depois que as fotos e histórias forem enviadas para que todo o mundo tome conhecimento dela. Nossa equipe na 350 fará um mosaico global de fotos ligando todos os pontos. Para termos certeza de que a nossa mensagem vai alcançar pessoas de fora do movimento, vamos enviar as fotos para a mídia global e para tomadores de decisão, ou seja, as pessoas que precisam ligar os pontos urgentemente.
Em São Paulo, a equipe da 350 se divertiu muito preparando nosso ponto para divulgar o Dia de Impactos Climáticos (veja a foto aqui) – e aprendemos muito para fazer essa foto. Abaixo algumas dicas:
1. Faça o ponto. Usamos uma tampa de panela grande como molde e cartolina para fazer o ponto. Se você for fazer um grande ponto de tecido, a maioria das lojas ajudará a cortá-lo. Ou corte um ponto gigante a partir de um lençol velho, um pedaço grande de papelão, ou qualquer outro material que você tiver escolhido. Se você não quiser cortar um ponto grande, basta desenhar um ponto grande em um cartaz.
2. Coloque uma mensagem no ponto. Sua mensagem estará em um lugar auto-explicativo? O impacto climático estará claro? Caso não esteja claro, escreva o nome da cidade e a sua mensagem no ponto. Por exemplo, escrevemos “VETA TUDO, DILMA” no nosso ponto. Você também pode colocar um dos “símbolos de impacto climático” no seu ponto – você pode baixar e imprimir esse símbolo aqui.
3. Tenha pessoas para segurar o ponto. Às vezes, tirar a foto de cima do seu ponto torna o visual dramático. Você está pensando em ter muitas pessoas na foto? Ótimo se tiver, mas não se preocupe caso contrário.
4. Visite o local da foto e tire uma foto. Tire algumas fotos para descobrir onde o ponto vai ficar melhor. Idealmente, o ponto deverá estar na frente e no centro e o fundo da imagem irá mostrar como a mudança climática está afetando sua comunidade.
5. Tire várias fotos. Quando estamos tirando as fotos não reparamos em detalhes que vemos na tela grande do computador. Por isso, tire várias fotos ao longo da ação para poder selecionar a melhor!
6. Envie a foto! Para enviar suas fotos, basta escrever um e-mail para photos@climatedots.org e seguir as instruções abaixo:
·         Cada foto deve ser anexada individualmente e cada arquivo não deve ser maior que 3 MB.
·         Envie  apenas uma foto por e-mail.
·         No campo reservado ao “assunto”, escreva a sua cidade e país.
·         No corpo do e-mail você deverá explicar a sua foto. Escreva uma frase que resuma o seu evento e o que está acontecendo na foto.
·         Se você desejar dar créditos ao fotógrafo(a), inclua seu nome no corpo do e-mail.
·         Mande seu e-mail para photos@climatedots.org
7. Divulgue sua foto e história. Nós da 350.org vamos espalhar o Dia de Impactos Climáticos e ligar os pontos por todos os canais possíveis, mas é importante que você também faça isso para que as pessoas ao seu redor liguem os pontos. 
Estamos muito curiosas para ver os pontos climáticos de todos vocês nesse fim de semana.
Estaremos online e no telefone a maior parte do dia! Qualquer coisa, entrem em contato conosco!
Juliana e Paula por toda a equipe da 350.org 
Inscreva-se aqui para receber atualizações da 350.org





REDE SOCIAL ARCA DE NOÉ NING - Visite


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br