Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de maio de 2012

A SECA EM ALAGOAS EM 2012 - "ANÉIS DE FOGO E AS SECAS"




7
27/04/2012  - AlagoasSeca: treze municípios já decretaram situação de emergência em Alagoas
Com mais de 6 meses sem chuva, 33 municípios estão sofrendo com pela seca, Batalha, Canapi, Carneiros, Estrela de Alagoas, Jacaré dos homens, Jaramataia, Monteirópolis, Olho D das flores, Olho D Água do Casado, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Senador Ruy Palmeira e São José da Tapera, já decretaram situação de emergência e água Branca, Belo Monte, Cacimbinhas, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Girau de Porciano, Inhapi, Major Isidoro, Maravilha, Minador do Negrão, Mata Grande, Olivença, Palmeira dos índios, Pão de Açúcar, Piranhas, Palestina, Pariconha, Santana do Ipanema e Traipú estão providenciando a documentação para decretação - http://www.tribunauniao.com.br

ANÉIS DE FOGO E AS SECAS

Por:  MARCOS CARNAÚBA – engenheiro civil e consultor.

Ao longo de quase quatro décadas, observo os fenômenos naturais que se refletem sobre o Nordeste em forma de secas severas, repetitivas, que castigam metade da minha Alagoas, área pouco representativa se considerarmos os cerca de um milhão de quilômetros quadrados do Polígono das Secas.

A intrigante série de terremotos e vulcões ocorrida em março de 2011 nas cercanias do Japão – anéis de fogo – já indicavam futuras anomalias do tempo no Nordeste do Brasil, o que ora se retrata por severa seca que assola a região e se comprova pelos gritos dos Estados da BA, SE, PE, PB, RN e PI, enquanto Alagoas se mantém silente.

Esse silêncio é cultural e o acompanho também há décadas, mesmo tentando alertar os municípios da necessidade de requerem providências junto ao governo federal, o que hoje se faz de forma ágil via Nopred – Notificação Preliminar de Desastre – a ser enviada ao Ministério da Integração Nacional, que definirá, via Exército, o abastecimento de água para a população flagelada. Em sequência, devem os municípios decretar Situação de Emergência – o reconhecimento legal pelo poder público de situação anormal provocada por desastres, quando os danos são suportáveis e superáveis pela comunidade afetada, podendo evoluir para o Estado de Calamidade Pública.

Na atual conjuntura, diversos Estados já tomaram essas providências, enquanto em Alagoas, dos 33 municípios afetados pela estiagem, apenas um buscou apoio do governo federal. Quando os demais municípios entenderem de buscar apoio externo, providência que poderia ser conduzida em bloco pela AMA, os recursos disponíveis já terão sido alocados para os demais Estados do Nordeste, que saíram na frente em busca de ajuda.

A seca já se instalou em Alagoas há mais de sessenta dias; a população sofre a escassez de água potável, porque as cisternas secaram e os açudes seguem o mesmo caminho, estão quase secos; há migração de sertanejos para regiões úmidas do Brasil e haverá grandes perdas regionais.

Misturando pesquisa com ciência popular, essa desacreditada por tantos, quase sempre acerto as condições climatológicas do porvir.

E dizia o meu empregado: o mandacaru floresceu quatro vezes – está caducando; o carreiro de São Tiago está limpo no firmamento – chuva distante; as palmeiras ouricuri frutificaram em abundância – se morrerem na seca, suas sementes nascerão no próximo inverno.



Eng.º Civil Marcos Carnaúba

Crea 3034 D -PE/FN
Tels. 82.9981.6748 - 8833.9343
Maceió - Alagoas - Brasil
Skype: marcarnauba
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br