Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de janeiro de 2013

COORDENADOR DO ELAT DO INPE FALA SOBRE CUIDADOS NAS TEMPESTADES COM RAIOS


07/01/2013 

Especialista do Inpe explica a 



incidência de raios durante o verão

Calor e umidade contribuem na formação de tempestades com descargas.
Orientação é procurar lugar seguro e se afastar de tomadas elétricas.

Do G1 Vale do Paraíba e Região
Especialista do INPE fala sobre incidência de raios no verão. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)Especialista do INPE fala sobre incidência de raios no
verão. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
O coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Osmar Pinto Júnior, falou sobre os cuidados que devem ser tomados quando se enfrenta uma tempestade com raios, como a que matou o engenheiro Thiago Ribeiro da Costa, de 31 anos, e a esposa dele no último domingo (6), em Bertioga, no litoral sul de São Paulo.

O corpo de Thiago deve chegar no início da madrugada desta terça-feira (8) a Guaratinguetá, onde será velado e sepultado, às 10h30, no cemitério do Pedregulho. Segundo informações da administração do cemitério, a família da vítima foi até o local na manhã desta segunda-feira (7) assinar a documentação necessária para a realização do funeral. A mulher deverá ser encaminhada para Portugal, país de origem dela.
Segundo Osmar, no Verão é mais comum a incidência de descargas elétricas. “O calor é a energia que vai formar as tempestades. Então, havendo calor e havendo umidade, nós temos os ingredientes fundamentais para que hajam tempestades”, explicou.

Ainda segundo ele, durante uma tempestade com raios, a dica é se abrigar. “Sempre que possível, corra para dentro de um automóvel, um lugar mais seguro a ficar ou corra para dentro de um prédio e fique longe do contato direto com as tomadas da rede elétrica”, disse.

Acidente
Thiago e a mulher, enóloga portuguesa Inês Cruz, de 29 anos, estavam caminhando na beira do mar na Praia do Centro de Bertioga quando foram surpreendidos por uma tempestade e acabaram sendo atingidos por um raio. Eles eram casados há quatro anos e viviam em Itupeva, no interior de São Paulo. Os dois estavam na região para aproveitar o fim de semana.
Dois turistas morrem atingidos por um raio em praia de Bertioga (Foto: Arquivo Pessoal)Casal estava junto há quatro anos e passava fim de semana no litoral paulista. (Foto: Arquivo Pessoal)FONTE: G1 - VALE E REGIÃO

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br