Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de fevereiro de 2009

A BACIA DO RIO CORUMBATAÍ DISCUTIDA POR TRÊS ESPECIALISTAS

Rio Corumbataí X Rio Piracicaba - Foto de Davi Negri

Na captura da Água

Planejar para o futuro - engenheiro, biólogo e professor discutiram ações em defesa dos recursos hídricos. Um plano diretor detectou um déficit de 10 mil hectares de mata ciliar (20 milhões de árvores) que precisam ser recuperados. Piracicaba depende desse rio e também não apresenta melhorias, apesar das diversas atividades em desenvolvimento.


DANIELE RICCI
Da Gazeta de Piracicaba 01/02/2009

Um público pequeno foi ao Sesc na tarde de ontem para ouvir especialistas em meio ambiente falar sobre a necessidade de atitudes mais drásticas e conscientes para evitar a falta de água de qualidade para consumo dentro dos próximos anos, uma ameaça iminente. Mas a educação ambiental, eles já sabem, é mesmo assim: um trabalho de formiguinhas.

A finalidade do evento "Na captura da Água", desenvolvido dentro do projeto Colméia no Sesc, foi esclarecer aos interessados sobre a situação do município no abastecimento de água, as medidas alternativas para fugir da escassez, como tecnologias de baixo custo para aproveitamento de recursos.

O professor Plínio Barbosa de Camargo, do Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura), mostrou um resumo do projeto PiraCena, desenvolvido entre 1995 e 2000, com dados e análises das ações na bacia do Corumbataí.

Segundo ele, os governos devem priorizar investimentos na recuperação de mananciais e na qualidade do tratamento de esgoto. Um dos resultados do PiraCena, na época, apontava a necessidade do tratamento de esgoto ser elevado à terceira fase, que eliminaria os nutrientes concentrados na água tratada, tão prejudiciais quanto os compostos pesados para a biodiversidade.

Para o biólogo Cristiano Gomes Pastor, do coletivo educador Pira Sikaw, parte da solução para a falta d'água e outros problemas que envolvem os prejuízos ao meio ambiente, passa por ações simples no cotidiano. Uma delas é a redução do consumo de água pela população e o uso de técnicas como a coleta de água de chuva. "A população cresceu três vezes e o consumo da água, nove vezes. Infelizmente, a questão da sustentabilidade ainda é assunto distante das pessoas e de suas decisões", falou Pastor.

O engenheiro José Carlos Esquierro, do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba), falou sobre a complicada situação da bacia do Corumbataí, rio que abastece Piracicaba.

Para ele, os principais problemas envolvendo os recursos hídricos e o meio ambiente não estão sendo tratados com a atenção necessária pelas administrações públicas.

A solução passa, também, por mais investimentos. "Em períodos de seca, é preocupante a escassez de água do Corumbataí. Piracicaba depende desse rio e também não apresenta melhorias, apesar das diversas atividades em desenvolvimento."

Um plano diretor desenvolvido por ele detectou um déficit de 10 mil hectares de mata ciliar (20 milhões de árvores) que precisam ser recuperados. Hoje a bacia não tem mais capacidade de reter água. "É preciso recuperar a mata ciliar", disse Esquierro. Fonte: Gazeta de Piracicaba (daniele.ricci@gazetadepiracicaba.com.br)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Esse assunto " água " é bem complexo e complicado, muito se fala, muitas reuniões, seminários, convenções etc...etc...etc...são feitas com todo tipo de políticos - local, estadual e federal, mas o que vemos são meras palavras, suposições, intenções etc, e na prática todos sabemos de que é preciso FISCALIZAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS LEIS AMBIENTAIS, FLORESTAIS E MINERAIS...inclusive pelos políticos.

    O IBEMA - Instituto Brasileiro da Ecologia e meio ambiente tem lutado muito sobre esse aspecto inclusive em Piracicaba onde temos representante consciente com nosso delegado ambiental Jairo.

    O Jairo vem fazendo um excelente trabalho de fiscalização do cumprimento das leis ambientais, florestais e minerais, atuando incansavelmente, somando forças, e informando ao IBEMA tudo que acontece, onde por diversas vezes uma equipe do IBEMA esteve em Piracicaba e em águas de S. Pedro constatando as degradações ambientais,

    O IBEMA poderia fazer muito mais se tivesse uma parceria, um patrocínio para montar sua BASE OPERACIONAL AMBIENTAL em Piracicaba, dessa forma estaríamos diariamente fiscalizando o cumprimento das leis e ao mesmo tempo ensinando, preservando, protegendo a natureza, pois a CONSCIENTIZAÇÃO deve vir junto com a fiscalização, pois a conscientização por si só de nada adianta, como podemos perceber desde a lei 6938 editada a quase 30 anos.

    O que realmente falta é ATITUDE, VONTADE, CONHECIMENTO direto das situações em trabalho de campo, e isso O IBEMA tem de sobra, resta saber se querem que façamos a diferença, pois uma vez tendo essa parceria, esse patrocínio para nossa BASE OPERACIONAL AMBIENTAL certamente as coisas terão outro rumo, pois estaremos diariamente as ruas, conscientizando, educando, ensinando, protegendo e preservando a natureza.

    É preciso seguir e cumprir a lei ambiental, incentivar as pessoas a cumpri-la, ensinar as pessoas sobre as leis, pois a grande maioria delas não as conhecem, apenas ouvem falar ou tem alguma noção, mas não tem conhecimento pleno devido as leis não serem divulgadas e sim apenas as " AUTUAÇÕES " as " MULTAS " etc, quando elas fazem coisas contra a lei.

    Autuação e multa são bem vindas para a cidade, desde que também venham com um trabalho de campo sério, ensinando os caminhos corretos as pessoas, e esse ensinamento o IBEMA poderia dar com muita satisfação como disse ai uma pessoa - com treabalho formiguinha - dia a dia - ininterruptamente.

    Com a palavra vcs...que desejam ver isso tudo mudar para o bem da cidade...INVISTAM no IBEMA, pois estarão envestindo na sua própria cidade e no seu próprio meio de vida equilibrado para essa e as futuras gerações.

    Se desejarem patrocinar a BASE OPERACIONAL AMBIENTAL do IBEMA, entre em contato aqui: ibema@ibema.org.br teremos prazer em ir até vcs para apresentar um INUSITADO projeto de uma ONG idônea, capaz, com conhecimento pleno do que diz e faz, e vcs verão que o valor desse patrocínio é ÍNFIMO, principalmente comparando com o que a cidade e seus cidadõs(ãs) ganharão em qualidade de vida.

    IBEMA - Instituto Brasileiro da Ecologia e Meio Ambiente
    sede central nacional em São Paulo capital
    Valdecy Martins - presidente
    55.+.11.7187.4489
    www.ibema.org.br - http://institutoecologico.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br