Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de maio de 2009

CARTILHA "O MELHOR AMIGO DO HOMEM É A ÁRVORE"


Cartilha explica o porquê de enchentes e secas

18 de Maio de 2009

A cartilha “O melhor amigo do homem é a árvore” explica porque, plantando árvores, podemos evitar que o excesso ou a falta de chuvas provoquem enchentes dramáticas e secas prolongadas, causando tanto sofrimento e estragos

Divulgação Floresta Brasil

Muita gente tem se perguntado como é possível que estejam acontecendo no Brasil fenômenos ao mesmo tempo tão intensos e tão opostos quanto enchentes e secas.

No dia 7 de maio, os meios de comunicação noticiavam que, enquanto chuvas torrenciais estavam inundando o Norte e Nordeste, secas prolongadas castigavam o Sul do país. Surpresa com esses acontecimentos meteorológicos, a apresentadora de um telejornal verbalizou a pergunta que paira no inconsciente coletivo brasileiro: “Afinal, o que está acontecendo com o clima?”.
Segundo os meteorologistas, esses fenômenos não podem ser evitados, pois ocorrem em escala global. E assim, como ainda não há tecnologia disponível que nos permita fazer algo para impedir a ocorrência de alterações climáticas, como o “El niño” ou “La niña”, infelizmente não nos restaria muito a fazer, senão enviar ajuda material para consolar os sofredores e minimizar seus prejuízos.

No entanto, talvez esteja nos escapando uma importante sutileza: se não há nada que possamos fazer para impedir a ocorrência de fenômenos meteorológicos globais, há sim o que podemos fazer para reduzir o impacto que eles podem causar no ambiente em que vivemos!!!

Podemos plantar árvores!

Quanto mais árvores, maior a quantidade de água da chuva que penetra no solo... e menor a quantidade de água que escorre por ele, resultando no transbordamento de rios e lagos, e na inundação de cidades e vilas, ruas e casas...

A lógica é simples: ou a água penetra no solo - e para isso, em solo argiloso como o encontrado em grandes áreas do nosso país, têm papel fundamental as raízes das árvores... ou ela escorre. De forma bem resumida, mas nem por isso incorreta, podemos dizer que:
* Se penetra no solo e desce até o subsolo, a água “enche” (o termo técnico é “carrega”) os espaços subterrâneos, formando os aquíferos. E é essa água que encontramos nos poços, seis meses depois da estação das chuvas, na época da estiagem!!!

* Se, ao invés de penetrar no solo, a água escorre por ele, acumula-se e faz transbordar rios e lagos, inundando os lugares por onde passa em seu caminho até mar... E assim, por não ter penetrado no solo durante a época das chuvas, e por não ter “enchido” os aqüíferos, quando a época de estiagem chega... essa água não está disponível nos poços...

Assim, episódios de enchentes e de falta d’água, causados respectivamente pelo excesso ou pela falta de chuva, são agravados pela falta de árvores, resultante do desmatamento desmedido!

Foi justamente para disseminar essas informações que o Projeto Novo Horizonte 1, implementado pela ONG Floresta Brasil com o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, publicou a cartilha “O Melhor Amigo do Homem é a Árvore”, onde o personagem Arborino explica de forma simples e simpática, com muitas ilustrações, a importância das árvores para minimizar as conseqüências das alterações climáticas no Brasil.

Para se ter uma idéia de qualidade gráfica e didática da cartilha, ela foi distribuída entre os mais de 650 (seiscentos e cinqüenta) jovens delegados de todos os 26 estados da federação, participantes do III Congresso Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, promovido pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente em Brasília no começo de abril último.

Acreditamos que os meios de comunicação, ao informarem a população brasileira que plantar árvores ajuda a reduzir o impacto de fenômenos meteorológicos, e ao nos ajudarem a divulgar a cartilha, estarão dando uma grande contribuição para a redução do sofrimento e da destruição que temos visto.

A cartilha – que é de distribuição inteiramente gratuita – pode ser obtida bastando que os interessados a solicitem pelo e-mail abaixo ou por carta endereçada ao Projeto Novo Horizonte 1.
faleconosco@projetonovohorizonte.org.br - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ,

Projeto Novo Horizonte 1
Aprendizado Rodolfo Fuchs sala P42
Sacra Família do Tinguá
CEP 26650-000 – Engº Paulo de Frontin - RJ

Fonte: Projeto Novo Horizonte 1

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br