Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de maio de 2009

DIMINUIÇÃO DAS INUNDAÇÕES RESULTARÁ EM REDUÇÃO DO ESTOQUE PESQUEIRO NO PANTANAL


Falta de chuva deve prejudicar pescadores no Pantanal

Fonte: Globo G1 - 19-05-2009

Os últimos levantamentos sobre a cheia no Pantanal feitos pela Embrapa de Corumbá (MS) apontam que este ano a inundação está menor do que em anos anteriores. A falta de chuva pode ter dois reflexos, nos próximos meses: um longo período de seca e a redução do estoque pesqueiro.

O estoque pesqueiro dos rios pantaneiros depende dos ciclos de inundação. O peixe que Rogério Rachid pesca é resultado da cheia do ano passado. Em 2008, o nível do Rio Paraguai, que serve como base para os estudos sobre a cheia na região, alcançou a marca de 5,15 metros, considerada boa.

Este ano, a situação é bastante diferente. A previsão feita pela Embrapa de Corumbá, em 30 de abril deste ano, indicou que o nível máximo do Rio Paraguai deve chegar a três metros na Base Naval de Ladário, ponto onde a leitura é feita desde 1900. A cheia deste ano é comparada às ocorridas em 2001 e 2005, períodos mais secos da década, quando o nível do rio chegou a 2,4 metros.

“A previsão é que, em meados de maio ou junho, ele já chegue ao nível máximo, que deve ser algo em torno de 2,7 metros a três metros”, disse Ivan Bergier, biólogo da Embrapa.

Período de vazante - Depois que o Rio Paraguai atinge o pico máximo da cheia, as águas que inundaram as terras mais altas na região pantaneira começam a baixar. É o período de vazante, que este ano deve começar mais cedo. Isso indica também um longo período de seca entre junho e o fim do ano, quando volta a chover na região.

A cheia menos intensa deste ano deve reduzir os estoques pesqueiros dos rios do Pantanal. É o que afirma a bióloga Emiko Rezende, que há mais de 20 anos estuda o comportamento dos cardumes na região. “Quanto maior a cheia, maior a produção de peixes. A inundação faz com que haja mais alimento tanto para os peixes que vivem de detritos, como é o caso do corumbatá, e como para o pacu, que come frutas, folhas e sementes na época da enchente”, disse.

Em Corumbá, ano passado, foram retirados do Rio Paraguai quase 30 mil quilos de peixes. Mil e oitocentos pescadores trabalham na região. (Fonte: G1)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br