Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de maio de 2009

MARANHÃO, PIAUÍ E CEARÁ JÁ TÊM 92 MIL DESABRIGADOS


Chuvas deixam 92 mil desabrigados no Nordeste

Agência Folha - 05/05/2009

SÃO LUÍS -- As chuvas que castigam o Nordeste do país desde o início de abril já fizeram 92 mil desabrigados e desalojados em três Estados -- Maranhão, Piauí e Ceará.

A situação mais grave é no Maranhão, onde 128 mil pessoas em 41 municípios sofreram algum tipo de perda com as chuvas. Até a tarde de ontem, 47.313 pessoas haviam deixado suas casas devido às inundações. A maioria delas (25.430 pessoas) estava alojada em casas de parentes ou amigos e as demais foram levadas para abrigos públicos.

Em Trizidela do Vale, uma das cidades mais atingidas, não há mais local para receber os desabrigados, que estão sendo levados para cidades vizinhas. Dos 18 mil habitantes da cidade, cerca de 15 mil foram afetados pelas chuvas. No Estado, seis pessoas morreram por conta das chuvas.

O presidente Lula deve fazer hoje um sobrevoo em áreas alagadas do Maranhão e do Piauí. Ontem, o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) esteve em São Luís (MA), onde se reuniu com a governadora Roseana Sarney (PMDB) e com prefeitos das cidades atingidas.

Até ontem, 29 municípios haviam decretado situação de emergência e um (Monção), calamidade pública. Estradas estão fechadas e cidades isoladas no Estado.

Os produtores do Maranhão não estão conseguindo colher a safra e a soja está apodrecendo. As chuvas atingiram a bacia leiteira do Estado. Os produtores não estão conseguindo escoar o leite porque as estradas estão intransitáveis. Caminhoneiros que estão há dez dias parados fizeram ontem um protesto e fecharam todos os desvios.

O trem de passageiros operado pela Vale entre Parauapebas (PA) e São Luís está parado devido a danos na ferrovia provocados pela chuvas.

No Piauí, as chuvas no final de semana fizeram com que o nível do rio Poti subisse além do esperado e o número de famílias desabrigadas e desalojadas chegasse a 27 mil. A cidade mais atingida é a capital Teresina, com 1.424 famílias desabrigadas. Segundo a Defesa Civil, as famílias recebem cestas básicas.

No Ceará, o número de pessoas fora de casa subiu de 15 mil para 18 mil nos últimos quatro dias. Apesar de a chuva ter dado uma trégua nas cidades mais atingidas, a previsão é de mais chuva nos próximos dias. Segundo a Defesa Civil, 52 municípios continuam com enchentes.

Cheia no Amazonas
Na região Norte, as cheias da bacia amazônica obrigaram a população de Barreirinha (329 km de Manaus) a abandonar suas casas e procurar abrigo em outras cidades. O município, que tem 26 mil habitantes e é banhado pelo rio Amazonas, está debaixo d'água. A cidade deve decretar estado de calamidade hoje.

Veja o Vídeo da Globo Vídeo



Chuvas deixam milhares de desabrigados no Norte e no Nordeste - clique

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br