Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de maio de 2009

VOLUNTÁRIOS DA UNIV. METODISTA NA DEFESA DO MAIOR RESERVATÓRIO DE SP

Represa Billings, um dos manancias de São Paulo


Envolverde - 11/5/2009

Voluntários do Dia Mais Cidadania farão coleta na Represa Billings.


Coleta seletiva no entorno da Represa Billings, numa extensão de 5 km. Esta será a ação da 3ª edição do Dia Mais Cidadania, que será realizada no dia 16 de maio, com a participação de alunos e professores voluntários da Universidade Metodista de São Paulo.

A mobilização conta com a parceria da Prefeitura de São Bernardo do Campo, que fornecerá apoio e infraestrutura.Com o tema "A Billings vive com você", a Instituição quer chamar a atenção para a preservação do meio ambiente e do maior reservatório de água da região Metropolitana de São Paulo, localizado em uma área de Proteção de Mananciais, que sofre grande degradação pelo descarte do lixo em locais inadequados.

Além da coleta, os voluntários farão um trabalho de educação ambiental com distribuição de cartilhas à população local. A ação acontecerá das 9 às 16h."Queremos chamar atenção para a poluição como um todo, com o objetivo de preservar a natureza, o meio ambiente onde vivemos, e possibilitar uma reflexão maior sobre o papel individual e coletivo da comunidade no meio ambiente", explicou o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e coordenador do evento, professor dr. Paulo Bessa.

Segundo Carlos Henrique Andrade de Oliveira, secretário adjunto de Gestão Ambiental da Prefeitura de São Bernardo do Campo, as áreas de mananciais, nas quais a Represa está inserida, são protegidas por lei. "São áreas de preservação onde há recursos hídricos como nascentes, córregos, rios e represas, que abastecem a população", revelou." Hoje menos da metade da capacidade de abastecimento da Billings é utilizada, apenas 35%". Para ele, a parceria entre Universidade e Prefeitura é importante, pois estimula a conscientização da população e a participação da academia, que pode desenvolver estudos sobre a problemática.

Onze ônibus, cedidos pela Auto Viação ABC Ltda, sairão da Metodista (Campus Rudge Ramos), às 7h30 e 11h30, para levar gratuitamente os voluntários até o local de ação, que compreenderá desde o centro do Riacho Grande até a primeira Balsa, perfazendo um raio de 5 quilômetros. A ação contará com 10 pontos de apoio ao longo da área de trabalho, e terá a retaguarda do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Ambulância cedidos pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Represa Billings comemora 84 anos

O maior reservatório de água da região Metropolitana de São Paulo fez 84 anos, no dia 27/03. Criada para ser um reservatório para a geração de energia, a represa se transformou em um dos principais fornecedores de água para os municípios de Ribeirão Pires, Diadema, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Santo André e São Paulo.Apesar de ser resguardada pela Lei de Proteção dos Mananciais, o reservatório sofre com a ocupação irregular.

Atualmente, vivem 700 mil pessoas próximas aos arredores, o que vem causando problemas ambientais devido ao lançamento de esgotos domésticos e o desmatamento de áreas verdes. No ano passado, o governador do Estado de São Paulo, José Serra, assinou o projeto de Lei Específica da Billings, que pretende reduzir 73% dos resíduos poluentes despejados na represa.

A proposta de diretrizes urbanas visa à legalização e urbanização das moradias existentes, preservação da cobertura vegetal e ampliação da fiscalização, em parceria com os municípios banhados pelo reservatório. A votação na Assembléia Legislativa está prevista para até junho deste ano. Informações Portal Mais Cidadania Metodista: http://www.metodista.br/maiscidadania.


(Envolverde/Pauta Social)© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br