Projeto mobiliza juventude em defesa das águas de Minas
Um ato simbólico marcou o lançamento do projeto “A Terceira Margem do Rio - a juventude pelas águas de Minas, nessa quinta-feira (28), em Ouro Preto. No Parque Natural Municipal das Andorinhas, onde está localizada a nascente do Rio das Velhas, o coordenador Especial da Juventude da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), Roberto Tross, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, e o membro do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Minas Gerais, Alexandre Andrade, plantaram uma muda de ipê rosa, para demonstrar a importância de ações cidadãs conjuntas para revitalização do rio e melhoria da qualidade de vida da comunidade.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, por meio da Coordenadoria Especial da Juventude, em parceria com a ONG Leão e o Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente de Minas Gerais, e tem por finalidade promover a utilização racional dos recursos naturais e contribuir para a construção de sociedades sustentáveis através de oficinas temáticas locais
A solenidade de lançamento se estendeu ao auditório da prefeitura, onde gestores públicos dos municípios que compreendem o município da Bacia do Alto Rio das Velhas assinaram um Protocolo de Intenções, sinalizando o interesse das respectivas prefeituras em apoiar o projeto. O protocolo também foi assinado por representantes da Vale, da RDM Manganês e da Samarco.
Para o coordenador Roberto Tross, esse projeto será mais uma ferramenta representantiva da força da juventude como mobilizadora e transformadora social. “O jovem é essa terceira margem, é esse outro lado do rio, e através dele as águas de Minas poderão ficar mais limpas, mais saudáveis. Através da juventude avançaremos na consciência cidadã, no consumo consciente, na preservação e na vida. É Minas avançando com a juventude”.
Oficinas
A capacitação prevê, para este primeiro ano de trabalho, a capacitação de 500 jovens, entre 15 e 29 anos, dos municípios da Bacia do Alto Rio das Velhas- Belo Horizonte, Contagem, Caeté, Nova Lima, Raposos, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, Itabirito e Ouro Preto.
O membro do Coletivo Jovem de Meio Ambiente, Alexandre Andrade, será um dos oficineiros do projeto e disse sobre a dinâmica transformadora dessa ação. “Esses jovens vão aprender valores socioambientais e atuação cidadã. Será despertado entre eles a importância de atitudes básicas e cotidianas, mas que fazem todo a diferença, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao se ensaboar durante o banho”, explicou o jovem.
As primeiras oficinas acontecerão neste sábado (30) e no próximo (6), em Ouro Preto, na Escola Estadual Dom Pedro II (Rua Senador Rocha Lagoa- conhecida como rua das flores, s/n°, Centro,). São oferecidas 50 vagas para jovens moradores da cidade. A inscrição já está sendo feita na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Rua Xavier da Veiga, 501, Centro).
As próximas oficinas acontecerão em Itabirito (20 e 27/06); em Rio Acima (04 e 11/07), Nova Lima (1 e 08/08), Raposos (22 e 29/08), em Caeté (12 e 19/09), Sabará (26/09 e 03/10), em Belo Horizonte (24/10 e 07/11), Santa Luzia (14/11 e 21/11) e Contagem (28/11 e 05/12). Para participar, os jovens devem procurar órgãos municipais relacionados com a política pública de juventude ou meio ambiente, para preencher a ficha de inscrição.
As atividades serão divididas em quatro temas: “Oficina de Futuro”, que ensinará a construir projetos coletivos, com diagnóstico dos problemas e planejamento de ações sustentáveis para melhoria da qualidade de vida da comunidade; “Oficina de Educação Ambiental”, para promover a reflexão sobre atitudes corretas do dia-a-dia e desenvolver ações nas comunidades baseadas em valores socioambientais; “Oficina de Participação Política”, cujo objetivo é o de apresentar políticas públicas para a juventude e meio ambiente; e “Oficina de Educomunicação”, que propõe despertar o lado criativo dos jovens. Esta última oficina será um espaço de comunicação entre os jovens, com linguagem específica, e tratará de ações locais de meio-ambiente e sustentabilidade.
Informações pelo telefone (31) 3349-2778 ou pelo e-mail dirproj@juventude.mg.gov.br . Fonte: FAROL COMUNITÁRIO - MG
SAIBA MAIS SOBRE AS BACIAS DO RIO DAS VELHAS
O Rio das Velhas tem sua nascente na Serra do Veloso, proximidade de Ouro Preto, e deságua no Rio São Francisco, em Guaicuí, distrito de Várzea da Palma, próximo a Pirapora, com uma vazão média de 265 m3/s, percorrendo uma extensão de 716 km e drenando uma bacia de 29.173 km2. Para facilitar a descrição da bacia, ela é dividida em alto, médio e baixo curso.
O alto curso da bacia do Rio das Velhas compreende uma área de 1.943 km2, englobando desde a proximidade de sua nascente entre a Serra de Antônio Pereira, município de Ouro Preto, distrito de São Bartolomeu, até os limites dos municípios de Raposos e Sabará englobando os municípios de Belo Horizonte, Contagem e Caeté. O médio curso compreende a região do Rio Paraúna, o principal afluente do Rio das Velhas, do córrego Salobinho ao norte, até os municípios de Curvelo e Corinto. O baixo curso compreende os municípios de Corinto, Diamantina, Buenópolis e Pirapora. Veja mais
ENVIEM, POR FAVOR, AS NOVIDADES DO PROJETO E MANTENHA-NOS INFORMADO DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELA JUVENTUDE MINEIRA, QUE CERTAMENTE SERVIRÃO DE INCENTIVO E MODELO PARA COMUNIDADES DE OUTROS ESTADOS QUE TAMBÉM PODEM SE ORGANIZAR EM DEFESA DE SUAS ÁGUAS, DOS RIOS E MANANCIAIS.
BREVE LANÇAREMOS O "PROJETO AGUABRAS" DO INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL E CERTAMENTE VOCÊS SERÃO NOSSOS PARCEIROS NESSA LUTA EM DEFESA DOS RIOS DO BRASIL! Prof. Jarmuth Andrade - Equipe ISOSRiosBr
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br