Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de junho de 2009

VALE DO RIO SÃO FRANCISCO - MAIS DE 500 MUNICÍPIOS BENEFICIADOS COM PROJETO DE REVITALIZAÇÃO

Reserva Calcária em Pains - MG (Sânzio Rafael)

Projeto ajuda a revigorar águas do rio São Francisco

Evento de conclusão de convênio que beneficia de forma indireta os mais de 500 municípios da bacia do Velho Chico marca a Semana do Meio Ambiente (1º a 5 de junho)

Denise Caputo
Para diversos povos indígenas que habitavam a região do rio São Francisco antes da colonização, aquelas águas tinham o nome de Opará, que significa algo como “rio-mar”. Hoje conhecido como “rio da integração”, ele expõe marcas resultantes de séculos de uma atuação humana desregrada: trechos assoreados, áreas desmatadas etc.

Visando a melhorar a quantidade e a qualidade das águas do Velho Chico, o Projeto de Revitalização e Recuperação da Sub-bacia Hidrográfica do Córrego da Mina investiu ao longo de dois anos em ações integradas envolvendo a implantação de obras e serviços, a mobilização social e a educação ambiental. Evento em Pains (MG) na próxima quarta-feira (3/6) mostra balanço da iniciativa.

O projeto foi executado por meio de convênio entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Prefeitura Municipal de Pains, com recursos da ordem de R$ 320 mil, dos quais cerca de R$ 270 mil são do Programa de Revitalização do São Francisco, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A sub-bacia do córrego da Mina foi escolhida por abrigar diversas nascentes – dentre elas importantes afluentes do Velho Chico –, além de ser a responsável por abastecer a cidade mineira de Pains, beneficiando diretamente cerca de cinco mil pessoas.

Os recursos foram investidos na construção de 200 “barraginhas” de captação e infiltração de águas de chuvas; no terraceamento (construção de curvas de nível) de 400 hectares de terra (90% da área total em que era possível fazê-lo); na readequação de cinco quilômetros de estradas vicinais em trechos críticos, para evitar o assoreamento dos rios, etc.

“Não dá para falar de revitalização sem plantio”, explica Rossini Sena, especialista em recursos hídricos da ANA e gestor do convênio. O projeto em Pains plantou 60 mil mudas de espécies nativas em Áreas de Preservação Permanente, incluindo 40 nascentes e diversas dolinas (afundamento natural do solo em áreas calcárias, formando uma espécie de lago).

Para assegurar a continuidade de suas ações, o projeto envolveu ampla participação popular: técnicos visitaram todas as propriedades rurais do córrego da Mina; mais de 50% dos proprietários assinaram termos de compromisso; 40 professores participaram de capacitação em educação ambiental e mais de mil estudantes foram mobilizados. Além disso, a iniciativa distribuiu cerca de duas mil cartilhas, adesivos e lixeiras de carro.

“Com a maquinária da prefeitura e com a que foi adquirida com recursos do projeto, a exemplo de trator e terraceador, o governo local fará a manutenção das estruturas, de forma a não onerar o produtor e a continuar garantindo benefícios para toda a bacia, como uma maior infiltração de água nos solos”, aponta Rossini Sena.

Semana do Meio Ambiente

O evento que marca o encerramento do convênio entre a ANA e a Prefeitura de Pains acontecerá no dia 3 de junho, às 13h, no Centro de Convivência do Idoso João Honório Gonçalves. Representantes da ANA, da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU/MMA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Prefeitura Municipal e da Ruralminas já confirmaram presença.

Data: 29 de maio de 2009

Assessoria de Comunicação – ANA
Fones: 61.2109.5129/5103 Fax: 61 2109.5129
Email: imprensa@ana.gov.br

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br