Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de setembro de 2009

OS RIOS POLUÍDOS DO MEU BRASIL (II) - COMENTÁRIOS

Garoto nadando em rio poluído - foto Blog "O Buteco da Net"

Em 11 de julho de 2009 postamos no Blog sob o título acima, um artigo do Ruben Siqueira, Sociólogo, agente da CPT na Bacia do Rio São Francisco (BA), publicado no Boletim Diário do Portal ECODEBATE do amigo HENRIQUE CORTEZ, de Porto Alegre (RS).

Notem a integração em defesa dos nossos rios: um paulista posta em seu blog o artigo de um sociólogo baiano que escreveu para o site de um gaúcho!

Pois bem, embora já tenham se passado alguns meses, o artigo continua atual e muito propício para os problemas que estamos enfrentando cada vez mais em nossas comunidades: "a poluição e contaminação de nossos rios"



Para quem não leu ou que gostaria de reler, aqui vai o link: http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2009/07/garoto-nadando-em-rio-poluido-foto-blog.html

A propósito, o também baiano JOSÉ AZEVEDO nos envia nesta data o seu comentário sobre o artigo:

Jozenildes disse...

"É PRECISO QUE OS NOSSOS GOVERNANTES SE CONSCIENTIZEM, QUE OS NOSSOS RIOS ESTÃO MORRENDO E QUE É PRECISO SE FAZER ALGO URGENTE PARA EVITAR QUE NOSSOS RIOS DESAPAREÇAM DE UMA VEZ POR TODAS.É PRECISO QUE TODOS OS SEGUIMENTOS DA SOCIEDADE ABRACEM ESSA CAUSA,ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS P/ SE FAZER A DEFESA DOS RIOS,"

JOZE AZEVEDO - BAHIA

E nós pudemos responder a ele:

Prof. Jarmuth disse...

Caro José Azevedo,

Precisamos de pessoas como vc que têm sensibilidade bastante para perceber o que os nossos governantes (nos três poderes) infelizmente não percebem, ou é mais comodo não perceber.

Se nós da sociedade civil sairmos em defesa dos nossos cursos d' água em nossas comunidades, já começaremos a fazer a diferença.

Comecei despretenciosamente fazendo meu blog com notícias sobre os rios do Brasil que estão demasiadamente poluídos (de cada dez, sete estão poluídos ou contaminados) e hoje já temos mais de uma centena de seguidores diários e milhares de visitantes que buscam notícias e informações sobre os rios do Brasil.

Cada um fazendo a sua parte, vamos conseguir alguma coisa no final.

ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Prof. Jarmuth Andrade

Gostaríamos também de receber o seu comentário sobre o assunto, pois assim, quem sabe, alguém pode nos fazer algumas sugestões interessantes que possamos aplicar em nossas comunidades, na defesa de nossos cursos d'água.
Aguardamos seus comentários!

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

7 comentários:

  1. O rio colônia, em Itororó-Ba, se transformou em esgoto a céu aberto. Há muito tempo que o povo dessa cidade é obrigado a conviver com esse problema, (suportando vários tipos de doenças) e ninguém se habilita em lutar para resolver a situação. Eu aqui de S.P. que sou dessa cidadezinha, montei uma OSCIP, com essa finalidade. Busco apoio de todo o Brasil para tentar salvar esse querido rio.
    Quem tiver boa vontade deixe recado nesse espaço..

    Dr. lopes,....

    ResponderExcluir
  2. Prof. Jarmuth/ISOSRiosBr15 outubro, 2009 21:46

    Caro Dr Lopes,

    Favor entrar em contato com o SOS Rios do Brasil colocando suas pretensões, seus projetos e atvs que está desenvolvendo no OSCIP que queremos ajudar a divulgá-lo, colocá-lo em contato com organizações e ambientalistas da Bahia que podem orientar e apoiar seu trabalho. Vamos nos unir pela despoluição do Rio Colônia, em Itororó (BA)
    Favor nos enviar um e-mail:
    prof.jarmuth@sosriosdobrasil.org

    saudações eco-fluviais

    Prof. Jarmuth

    ResponderExcluir
  3. FAVOR INFORMAR O NOME DOS RIOS COM POLUIÇÃO EM SEU SITE.OBRIGADO. PRINCIPAMENTE A FOTO DO MENINO NADANDO. QUAL RIO?

    ResponderExcluir
  4. Rio que te quero puro, rio que vejo sujo, rio eu te vejo são, rio, esse sonho não há de ser em vão.
    Água eu te ví potável, desse rio que em seu leito nadei, tanto tempo que ví passar, e, veja em que te ví se transformar.
    Natureza, quem te deixou assim, quem te desprezou desse jeito, que após tanto tempo sinto uma dor no peito, por não te ver do mesmo jeito; que outrora tuas águas corriam em teu leito,...rio, rio, rio colÔnia o que fizeram contigo, meu amigo, do peito.

    OSCIP água viva...
    Dr. Lopes,,,,

    ResponderExcluir
  5. Caro Professor Jarmuth, já estou em S.P. onde resido, preparando o projeto, para posteriormente buscar recursos, para salvar nosso rio colônia. Vou elaborar esse projeto com cuidado para buscar esses recursos. Assim que tiver pronto enviarei cópia para o Nobre Profesor. Quem sabe aparece algum Órganismo para ajudar nesse salvamento.É de suma importancia ese rio para a região sul da Bahia..Pois é um dos formadores da bacia do rio cacheira, que está perecendo..

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Lopes,

    Que disposição, hein amigo? Se cada rio do Brasil encontra-se um "doutor Lopes" interessado em salvá-lo seria o ideal!
    Pode contar com a gente, com um pouquinho de experiência que temos e certamente com alguns amigos que comungam desse mesmo ideal.
    Vamos salvar o "Rio Colônia" !
    Aguardamos seu material...

    Por favor, escreva-me para meu e-mail:
    prof.jarmuth@sosriosdobrasil.org

    ResponderExcluir
  7. AMT MT RIO DOURO....

    ES ME VIDA...

    :)

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br