da France Presse, em Roma
Noventa e um países fecharam acordo sobre um projeto de tratado para lutar contra a pesca ilegal, anunciou nesta terça-feira a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).
Entre os Estados que participaram das negociações, estão o Brasil, Estados Unidos, Rússia, França, Japão e países da União Europeia.
O acordo, que permitirá frear a entrada nos mercados internacionais de pescado capturado ilegalmente, será o primeiro tratado mundial específico sobre o problema, informa a FAO em comunicado.
Entre as medidas previstas está um sistema de autorização prévia para os barcos de pesca estrangeiros antes que possam atracar em certos portos, inspeções regulares com agentes formados pelos Estados signatários e a criação de redes para que os países compartilhem informações sobre os barcos que praticam pesca ilegal.
Segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), a pesca ilegal representa cerca de 14% do volume anual mundial do setor.
O tratado deve ser elaborado pelo Conselho da FAO no fim de setembro e pela Conferência da FAO em novembro para submetê-lo a exame final e adotá-lo oficialmente. Para entrar em vigor, o tratado terá que ser aprovado por pelo menos 25 países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br