Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de setembro de 2009

RECUPERADOR DE CALOR DA REWATT OU "O CHUVEIRO ECONÔMICO"


A REWATT Ecológica

Pioneira mundial na reciclagem da energia térmica da água usada no banho.

A REWATT Ecológica, empresa mineira, projetou, desenvolveu, patenteou a tecnologia, que recicla o calor da água usada no banho, tecnologia que proporciona uma expressiva economia de até 50% de energia relativa ao uso de chuveiros aquecidos (elétricos á gás, caldeira, aquecimento solar, etc.).

Esta tecnologia foi submetida a testes e ensaios, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG, por solicitação da CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais e teve sua eficácia comprovada por laudos e por milhares de Famílias beneficiadas pelo Projeto de Eficiência Energética da CEMIG.

Assista o vídeo institucional da REWATT Ecológica

História:

O Chuveiro elétrico foi uma invenção brasileira e seus fabricantes estão entre os maiores depositantes de patentes do Brasil, por seu custo baixo, o chuveiro elétrico torna o banho de água quente viável a todas as camadas da população, prova disto é que ele está presente em 73,1% das residências brasileiras, ou seja, mais de 110 milhões de brasileiros o utilizam.

Em meados de 2000 e 2001 foi imposto aos brasileiros, racionamento de energia, devido ao risco de BLACKOUT (APAGÃO). Foi estabelecida uma meta de 20% de redução de consumo de energia, forçando as pessoas a mudar hábitos e rotinas, privando a utilização de eletro-eletrônicos, etc.

Neste período em pleno banho ao lavar os pés sujos de terra avermelhada de sua cidade natal, em Rio Vermelho, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais que o tecnólogo José Geraldo de Magalhães teve uma idéia ao perceber a água quente se esvaindo pelo ralo. Pensou em desperdício e começou a imaginar um sistema que aproveitasse esse calor para ajudar a esquentar a própria água do chuveiro.

Ele inventou o Recuperador de Calor, aparelho que recicla o calor da água utilizada no banho para pré-aquecer a água fria que se dirige a entrada do chuveiro, o invento foi testado na PUC Minas a pedido da CEMIG e se transformou em Produto, que foi batizado de KIT REWATT.

Sete anos depois daquele dia, Magalhães acompanha, desde setembro de 2007, a distribuição gratuita de um lote de 7.000 peças de seu invento para pessoas carentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte num programa elaborado e financiado pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).

DIFERENCIAIS DO SISTEMA KIT REWATT:

Economia de energia;
Maior conforto, sem aumento de consumo;
Produto ecológico.
Fácil instalação; sem necessidade de obras;
Piso antiderrapante;
Fácil higienização e manutenção;
Facilidade de transporte para outros pontos;
Evita quedas de tensão, de chaves, etc.;
Ampliação das alternativas de temperatura;
Retorno de investimento garantido, com a economia de energia;
Além do sucesso comprovado em residências, tem ótima performance em:

Academias de ginástica;
Clubes;
Indústrias;
Hotéis; etc.

Meio Ambiente
O KIT REWATT é um aparelho ecologicamente correto, pois funciona como uma Mini-Usina Virtual capaz de produzir 2kWh de energia limpa no momento do banho.

Cada kWh que deixa de ser consumido por motivo de economia leva à manutenção de 7.000 litros de água em nossas represas energéticas.
20% da população mundial em 30 países já sofrem hoje com a escassez de água (Congresso Mundial da Água – ONU, 2007);
1,8 bilhões de pessoas enfrentarão níveis críticos de falta de água já em 2025 e 2/3 da população mundial seriam afetados (Congresso Mundial da Água – ONU, 2007);
34 mil pessoas morrem por dia no mundo por falta de água e saneamento básico e 2 milhões de crianças pobres morrem por ano de diarréia (Congresso Mundial da Água – ONU, 2007);

O homem pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas 03 dias sem água (CETESB – www.cetesb.sp.gov.br/agua/rios/curiosidades.asp).

O gotejamento de uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês. Ou seja, mais de um metro cúbico por mês - O que significa uma conta mais alta. (CETESB – www.cetesb.sp.gov.br/agua/rios/curiosidades.asp).

Economizando energia e água, você também ajuda a preservar o meio ambiente e a continuidade da vida no planeta.


ECONOMIZANDO ENERGIA NO BANHO QUENTE
*
Divulgação não publicitária - apoio do SOS Rios do Brasil para economia de energia.
Sugerimos seu uso para creches, asilos, cursos infantís nas escolas municipais, hospitais e entidades assistencias que enfrentam alto consumo de energia elétrica nos chuveiros.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

10 comentários:

  1. Como comprar um equipamento deste? mjbcalixto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Prof. Jarmuth - ISOSRiosBr30 dezembro, 2009 14:51

    Caro Calixto,

    Faça um contato com a empresa REWATT:


    Rua Itanhomi, 172
    Bairro: Carlos Prates - Belo Horizonte/MG
    Cep: 30710-370 Brasil
    Telefone: (31)2555-0638 / Fax: (31)3462-6957

    Abçs

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber o valor deste chuveiro e se vcs entregam em casa .Aguardo resposta jakquadrosmg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Prof. Jarmuth/SOS Rios do Brasil07 abril, 2010 22:49

    Veja no comentário acima o endereço da empresa e faça o contato com eles.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber o valor deste chuveiro e se vcs entregam em casa .Aguardo resposta bibipati@ig.com.br.

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber o valor deste chuveiro para mais de 10 unidades e se vcs enviam pelo correio. Aguardo resposta
    Vinícius
    vina_69@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi tenho uma loja de materiais elétricos e queria saber sobre esse chuveiro econômico e qual é o preço dele?Aguardo resposta com urgência pois estou com alguns clientes com pedido desse chuveiro.
    camilasilvaramalho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. AQUI NO RS A RGE DISTRIBUI GRATUITAMENTE PARA AS FAMILIA DE BAIXA RENDA.EU NAO ACHO ONDE COMPRAR,SE ALGUEM SOUBER ME AVISE OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  9. AQUI NO RS A RGE DISTRIBUI GRATUITAMENTE PARA AS FAMILIA DE BAIXA RENDA.EU NAO ACHO ONDE COMPRAR,SE ALGUEM SOUBER ME AVISE OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  10. AQUI NO RS A RGE DISTRIBUI GRATUITAMENTE PARA AS FAMILIA DE BAIXA RENDA.EU NAO ACHO ONDE COMPRAR,SE ALGUEM SOUBER ME AVISE OBRIGADA.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br