Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de setembro de 2009

TRATANDO APENAS 40% DO ESGOTO, MOGI DAS CRUZES É A PRIMEIRA CIDADE A POLUIR O RIO TIETÊ


Prefeito de Mogi fala sobre o esgoto

Mogi das Cruzes é a primeira cidade a jogar uma grande quantidade de esgoto sem tratamento no rio Tietê, logo depois da nascente em Biritiba-Mirim.

Além disso, tem também muito lixo e os produtos químicos usados pelos agricultores nas lavouras.

O fiscal das águas, Marcio Canuto, foi até Mogi para mostrar as consequências do descaso com o rio. Mogi tem uma área de preservação ambiental que mais parece um lixão, bem na beirada do rio. O Tietê também sofre com os produtos químicos usados nas hortaliças e com os resíduos industriais. A falta de tratamento de esgoto é outro problema grave. Mogi coleta 94% do esgoto e trata de apenas 40% do esgoto.

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli, do partido Democratas, esteve em nosso estúdio. Veja o vídeo.

Home > SPTV 1ª Edição > 28/09/2009 > Reportagem





INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Aqui em Mogi das Cruzes, o SEMAE AUTARQUIA DE AGUAS E ESGOTOS, despeja toneladas de esgotos no lençol freatico de um importante manancial. A CETESB, depois de muita pressão da comunidade e da mídia apenas deu uma advertencia no SEMAE em 2.010, depois da primeira denuncia em 2.008.
    Para cumprir a advertencia a CETESB exigiu que o SEMAE fizesse o tratamento dos esgotos de Mogi das Cruzes que desaguam no rio Tietê no prazo de 60 dias. Pode? - As nascentes que estão sendo contaminadas não desaguam no Tietê e o SEMAE se defendeu com um Plano Diretor elencado para 2.015 e 2.030 e a CETESB aceitou.
    O Plano Diretor usado como defesa, nem tinha ainda sido aprovado pela Camara Municipal. Já fiz quatro petiçoes ao Ministério Público, mas todas elas foram juntadas a um outro processo do Rio Tietê e não foram julgados.
    Defender o Meio Ambiente, quando não há compromisso das autoridades, é pura UTOPIA!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, responsabilizar-se ou cuidar direito do lixo que se produz, do próprio esgoto e dos danos que se causa no Meio-Ambiente do Planeta, demonstra um lindo nível de Conscientização e demonstra também um lindo nível de desenvolvimento humano, educacional e espiritual. Como sabemos, consertar direito esses danos é um dever ético e Moral, uma questão de Honra, e uma necessidade Vital, pois, uma forma de Viver sem consertar direito os danos que se causa, acaba em Extinção dos próprios seres humanos, sem dúvida nenhuma, e também na Extinção da nossa Credibilidade, do nosso merecimento de bençãos, da nossa Moral, da nossa Honra, e até da nossa Auto-Estima, e assim, num Mundo sem Segurança Ambiental, também, e sem merecer bençãos, logicamente, não é possível conquistar uma Vida feliz, com Paz e Segurança. Felizmente, existem muitas formas que são perfeitamente possíveis de fazermos, para ajudarmos 'a consertar os danos, como por exemplo, se tivermos um carro luxuoso, podemos trocá-lo por um menos luxuoso, menos poluente e mais ecologicamente correto, e o dinheiro que sobra podemos destiná-lo para o conserto dos danos. Para a limpeza do lixo de um Rio, pode-se organizar mutirões periódicos de voluntários para a limpeza, em finais de semana, com a presença de todos, como do corpo de bombeiros e dos administradores de cada cidade, estado ou país. Depois da limpeza, poderia haver até um animado almoço de confraternização oferecido aos participantes. Seriam Lindas Ações, que demonstram a Verdadeira Grandeza de espírito de um Homem e o seu lindo e admirável nível de desenvolvimento humano e espiritual, que vence as impurezas espirituais como o egocentrismo excessivo e o orgulho excessivo, e que soluciona Todos os problemas e males do Mundo. Enfim, todos os problemas que se nos apresentam neste Mundo, são um teste, onde DEUS e as Suas Determinações nos observam e nos analisam se estamos aptos ou não para sermos aprovados e prosseguirmos nos estágios mais lindos e elevados da Existência. Uma Boa, Linda e Feliz Jornada!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br